quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Teologia prática - Prova da existência de Deus - Parte 1

E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. João 17:3 Conhecer Deus nos dá oportunidade de ter a qualidade da vida eterna. Isso não significa que somente teremos esta qualidade pós-morte, mas sim, no agora.

 A Doutrina De Deus 

 Vivemos num universo cuja imensidão pressupõe um Criador poderoso, universo cuja beleza, desenho e ordem apontam um sábio Legislador. Mas quem fez o Criador? Podemos recuar no tempo, indo da causa para o efeito, mas não podemos continuar nesse processo de recuo sem reconhecer um ser "Sempiterno". Aquele ser eterno é Deus, o Eterno, a Causa e a Origem de todas as coisas boas que existem. A existência de Deus

 • EXISTÊNCIA DECLARADA
Em parte alguma, as Escrituras tratam de provar a existência de Deus mediante provas formais. As escrituras apenas reconhecem Deus como fato auto evidente e como crença natural do homem. As Escrituras, em parte alguma propõem uma série de provas da existência de Deus como preliminar à fé; elas se iniciam do pressuposto de que Deus existe, declaram o fato de Deus e chamam o homem a aventurar-se na fé. "O que se chega a Deus, creia que há Deus" (Hb.11:6), é o ponto inicial na relação entre o homem e Deus. Assim escreve o Dr. A. B. Davidson: ‘’a Bíblia não tenta demonstrar a existência de Deus, porque em todas as partes da Bíblia, subentendem sua existência. Parece não haver nenhuma passagem no Antigo Testamento que represente os homens procurando conhecer a existência de Deus por meio da natureza ou pelos eventos da providência. ’’ Por exemplo, quando um homem diz: "Eu conheço o presidente", ele não quer dizer: "Eu sei que o presidente existe," porque isso se subentende na sua declaração. Da mesma maneira, os escritores bíblicos nos dizem que conhecem a Deus, e essas declarações significam a sua existência.

 • EXISTÊNCIA PROVADA
 Se as Escrituras não oferecem nenhuma demonstração racional da existência de Deus, por que vamos nós fazer essa tentativa? Pelas seguintes razões: Para auxiliar aqueles que genuinamente buscam conhecer a Deus, e, fortalecer a fé daqueles que já creem, e estudam as provas, não para crer, mas sim porque já creem. Bem como, para poder enriquecer nosso conhecimento acerca da natureza de Deus. Que maior objeto de pensamento e estudo existe do que ele? Onde acharemos evidências da existência de Deus? Na criação, natureza humana e na história humana. Dessas três esferas, (existir como um ser): deduzimos as cinco evidências da existência de Deus 
 a partir de ideias abstratas e necessárias da mente humana. Um exemplo são as leis da natureza, as quais são imutáveis. Veja a ideia de tempo e espaço, as quais são atributos da substância ou do ser. Tais características presentes no tempo e no espaço, são características eternas. Portanto, deve haver uma substância infinita e eterna ou do Ser a quem pertencem tais atributos. Desta forma, ao olharmos as leis da natureza, podemos encontrar o Deus das escrituras, a sua trindade, Ele é o autor das leis e colocou nelas (as leis) suas características, vejamos:
👉 Tempo, passado, presente e futuro;
👉 Espaço; largura, altura e profundidade; 
👉 Base da Matéria (átomo) Estado básico da Matéria prótons, nêutrons e elétrons; 
👉sólido, liquido e gasoso; Em suma, podemos encontrar o Deus das escrituras e sua assinatura na criação. 

Nenhum comentário: