sábado, 14 de dezembro de 2019

hamartiologia - A Origem do Pecado - Parte 1


          👉🏿 A Origem do Pecado 

 A origem do pecado é considerada uma das mais profundas discussões da filosofia e da teologia. É um problema que se impõe naturalmente à atenção do homem, visto que o poder do mal é forte e universal, uma doença sempre presente na vida e em todas as manifestações desta, e é matéria da experiência diária na vida de todos os homens. É importante estudar sobre o pecado, pois as consequências dele causaram mudanças drásticas no homem e na sociedade, deixando-os perdidos, necessitando se reencontrar. 

A. Pressupostos Iniciais a Respeito da Origem do Pecado. Nos primórdios da igreja, não se falava definidamente da origem do pecado, todavia a ideia predominante se originou na voluntária transgressão de uma ordem direta de Deus a Adão no paraíso, tornando-o de fato o primeiro pecador.

 1. NÃO SE PODE CONSIDERAR DEUS COMO O SEU AUTOR. O decreto eterno de Deus evidentemente deu a certeza da entrada do pecado no mundo, mas não faz dEle o seu autor responsável. Esta idéia é claramente excluída pela Escritura. A bíblia, tanto no AT como no NT, registra várias palavras que descrevem aspectos diferentes do pecado, na vida do indivíduo e na sociedade. E tais palavras, procedem de uma mesma atitude básica: A rejeição da vontade de Deus, em favor da vontade do próprio indivíduo. (Isaias 59:1-2) À luz do que fora dito, não é possível responsabilizar Deus pelo pecado e sim, o Homem, não somente à Escritura, mas também à voz da consciência. "Assim, cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus" (Rm 14:12) 

2. O PECADO ORIGINOU-SE NO MUNDO ANGÉLICO. A Bíblia nos ensina que, na tentativa de investigar a origem do pecado, devemos retornar à queda do homem, antes de Gn 3. Após cada criação, Deus afirmava que era bom e após a criação do Homem Deus viu que era muito bom, então, de onde surgiu o mal e o pecado? Deus criou um grande número de anjos, e estes eram todos bons, quando saíram das mãos do seu Criador, Gn.1.31. Mas ocorreu uma queda no mundo angélico, queda na qual legiões de anjos se apartaram de Deus. A ocasião exata dessa queda não é indicada, mas em Jo 8:44 Jesus fala do diabo como assassino desde o princípio, e em (1 Jo 3:8) diz João que o diabo peca desde o princípio. Sendo assim, o pecado original antecede a queda do homem, ocorrendo na queda de Satanás. Dois textos são usados para descrever a queda do Diabo: Is 14 e Ez 28. Em Ez.28, existe uma analogia com o Rei de Tiro e a figura de Satanás. Isto pode ser uma indicação da origem do pecado na vida de Satanás. O texto indica que foi o orgulho que deu origem ao pecado do Diabo. Orgulho na tentativa de ser igual ou superior a Deus, mesmo motivo usado para a tentação de Adão. Todavia a exortação de Paulo a Timóteo, "Não seja neófito, para não suceder que se ensoberbeça, e incorra na condenação do diabo”, (1 Tm 3.6), nos permite concluir que foi o pecado do orgulho, de desejar ser como Deus em poder e autoridade, a causa da queda angelical e que os líderes de Igreja não devem ir por este caminho. E esta ideia parece achar corroboração em (Jd 6), onde se diz que os que caíram “não guardaram o seu estado original, mas abandonaram o seu próprio domicílio”. Não estavam contentes com a sua parte, com o governo e poder que lhes fora confiado. Cuidado com o orgulho que nasce no coração, pois esta é a arma de Satanás para a tentação do Homem. 

 3. A ORIGEM DO PECADO NA RAÇA HUMANA. Com respeito à origem do pecado na história da humanidade, a Bíblia ensina que ele teve início com a transgressão de Adão no paraíso por meio de um ato perfeitamente voluntário da parte do homem. O tentador veio colocando-se em oposição a Deus, argumentando que o homem poderia tornar-se semelhante a Deus. E Adão utilizando-se de seu livre arbítrio (autodeterminação) se rendeu à tentação e cometeu o primeiro pecado, comendo do fruto proibido. O homem em Adão era uma espécie de matriz, pelo qual reproduziu suas cópias em imperfeição; trazendo consigo corrupção moral permanente que, dada a solidariedade da raça humana, teria efeito, não somente sobre Adão, mas também sobre todos os seus descendentes. E nesse sentido o pecado de Adão é ensinado em Rm 5:12: o pecado de todos. É o que Paulo “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram” . A Queda envolveu mudanças radicais nas áreas que definem o ser humano e sua cosmovisão: conhecimento (epistemologia), existência (ontologia), ação (ética), e propósito (origem). A partir daí, Deus chama a todos os homens à condição de pecadores culpados em Adão. É o que Paulo quer dizer quando afirma: "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus" (Rm 3:23) e ao citar o confronto interno do Homem de realizar a vontade de Deus ou sujeitar se a sua natureza pecadora, dizendo "O bem que quero este não faço, o mal que detesto esse cometo [...] Miserável homem que sou!"(Rm 7:19-24).

Nenhum comentário: