domingo, 8 de dezembro de 2019

Apocalipse - Parte 7

Nesta última aula sobre o livro de Apocalipse, nós faremos um estudo dos acontecimentos finais da história a partir de uma linha do tempo, onde analisaremos a ordem de tais acontecimentos, fazendo uma relação com as palavras de Jesus em Lucas 21.

 APOCALIPSE – PARTE 7

 (1) Nessa aula estaremos finalizando nosso estudo sobre o livro de Apocalipse. Espero que você tenha conseguido relacionar os grupos de sete que vimos na aula passada, e que tenha conseguido chegar às suas conclusões. É importante considerarmos que existem grupos com diferentes posições escatológicas que irão divergir justamente por encaixar esses grupos de sete como se fosse uma ordem linear de tempo, uma sucessão de coisas, enquanto outros vão tentar empilhar criando paralelos. De qualquer forma, seja empilhando ou desenvolvendo um raciocínio linear, nós vamos ter bastante dificuldade, independente do caminho que escolhermos.

(2) A minha proposta é que existe, sim, algum paralelismo. Mas isso não significa que não exista uma sequência. Sendo assim, espero que você tenha chegado às suas conclusões, porque agora precisamos pegar essas nossas conclusões e encaixar com as palavras de Jesus. 

Abra a Bíblia em Lucas 21. 

ESTUDO DE LUCAS 21 

Acompanhe o gráfico a seguir, onde poderemos trabalhar melhor nossas conclusões. Antes, gostaria de observar que, até aqui, tive o máximo de cuidados sobre posicionamentos. Neste gráfico, no entanto, farei algumas ponderações sobre o que creio que vale a pena considerarmos. A frase que tenho sempre repetido é que uma boa escatologia vai gerar consolação e esperança. Se ministrarmos sobre o livro de Apocalipse e não tivermos esse impacto de esperança e consolação, podemos dizer que fracassamos em nossa pregação. Mas creio que você não irá fugir à responsabilidade de anunciar a palavra de Deus e, quando o Espírito Santo der essa orientação, o livro de Apocalipse irá cumprir o seu objetivo. Em Lucas 21:5-9 temos a conversa de Jesus com seus discípulos, quando Ele profetizou sobre a destruição do templo. Confira a seguir:     

E, dizendo alguns a respeito do templo, que estava ornado de formosas pedras e dádivas, disse: Quanto a estas coisas que vedes, dias virão em que não se deixará pedra sobre pedra, que não seja derrubada.
 E perguntaram-lhe, dizendo: Mestre, quando serão, pois, estas coisas? E que sinal haverá quando isto estiver para acontecer? Disse então ele: "Vede não vos enganem, porque virão muitos em meu nome, dizendo: Sou eu, e o tempo está próximo. Não vades, portanto, após eles. E, quando ouvirdes de guerras e sedições, não vos assusteis. Porque é necessário que isto aconteça primeiro, mas o fim não será logo”. Na continuação do texto podemos ver a relação de tempo que Jesus está fazendo da história. Os discípulos perguntaram quando essas coisas iriam acontecer, e Jesus faz, então, uma ordem cronológica. Portanto, as correntes teológicas têm que estar cientes, obedecendo a essa ordem cronológica de Jesus, senão, perderemos o sentido.
A partir desse gráfico, vamos imaginar uma linha do tempo
 (1) Temos, primeiro, a morte de Jesus na cruz.

 (2) Na sequência, temos a profecia de Jesus de que o templo será destruído, não restando pedra sobre pedra (mais ou menos 70 d.C.). Essa é uma referência dupla, em que, à medida que Jesus está falando sobre a destruição do templo, ele está fazendo alusão a um outro momento na história, que chama “a grande tribulação”. 

(3) E então Jesus fala que, depois da destruição do templo, irá acontecer uma série de sinais chamados de “princípio das dores”. A comparação é de uma mulher que está prestes a dar à luz na gravidez, cujas contrações são associadas aos sinais: 
o primeiro sinal é o aparecimento de falsos mestres. Depois temos as guerras e rumores de guerras, fome, epidemia e perseguição. Note que, com relação às doenças, nós já vemos muitas nos dias de hoje, como a Chicungunha e Zika, por exemplo. A tendência é que essas doenças irão aumentar, e a cada dia teremos notícias de uma nova epidemia do momento. Quanto à perseguição, teremos irmão contra irmão, pai contra filho - no sentido de que um filho se converte encontrando resistência por parte do pai, que luta por não aceitar que esse filho se converta ao cristianismo. Essa é a ideia de divisão dentro da família por causa do Evangelho. 

(3) E Jesus continua narrando uma sequência de sinais, conforme já estudamos nas aulas sobre os Evangelhos. Aqui, neste gráfico, estamos vendo apenas alguns deles, apenas para referência. Observe que nessa narrativa de Jesus, Ele profetiza sobre a destruição do templo e vai respondendo a vários questionamentos: 
👉🏿 (1)Como vai acontecer o fim? O templo será destruindo e, depois, virá o princípio das dores. (2) E como sabemos que estamos no princípio das dores? Depois que o templo for destruindo, começa o princípio das dores. (3)E o que tem no princípio das dores? Os sinais das dores de parto, cujas contrações vão aumentando cada vez mais, diminuindo no intervalo. Isso significa que se lá no início o aparecimento de falsos mestres era algo que acontecia muito devagar, como uma contração delicada e quase imperceptível, mas o tempo vai passando e essa contração chamada falso mestre vai ficando cada vez mais forte. Assim também com as guerras, que eram algo mínimo no passado, enfim, tudo isso nos dá uma ideia de que esses sinais tendem sempre a se intensificar, assim como se intensificam os sinais de uma grávida. 

(4) Então vemos, em outro momento, o aparecimento do abominável - ou anticristo. Neste momento onde ele aparece, inaugura-se um outro período que é um chamado de grande tribulação

 (5). Jesus fala, de uma maneira clara, que nunca houve na história um período igual a esse, de tamanho sofrimento, de tamanha dor. Ele está falando que esse é o pior momento da história, que nunca houve e nunca haverá outro período como esse, chamado “grande tribulação”, que é marcado pelo aparecimento do anticristo, do abominável. Esse período de sofrimento será breve, até porque, se não fosse assim, ninguém sobreviveria. Terminando esse processo, temos, então, a segunda vinda 

 (6). Note que nessa narrativa dos momentos na história, Jesus está sendo linear. Pergunta Diante da linearidade dos acontecimentos, faço a você a seguinte pergunta: De acordo com esse gráfico que comparamos, em que período da história você encaixaria as sete taças? E os sete selos, as sete trombetas, as sete visões ou as sete palavras de justiça? Veja o gráfico e note que só existem três períodos na história onde esses acontecimentos poderão ser encaixados: 

(1)No princípio das dores,

(2)na grande tribulação,

 (3)ou na segunda vinda. Onde, então, você poderá encaixá-los?  

OS ÚLTIMOS ACONTECIMENTOS 

Existem algumas questões que são muito importantes. 
  A primeira é sobre arrebatamento, a segunda, sobre o milênio, e temos ainda uma terceira questão, que é a segunda vinda de Jesus acontecendo em uma só vez, ou acontecendo por duas vezes. Vejamos cada um deles.
1. O Milênio Alguns grupos vão dizer que a segunda vinda de Jesus será antes do milênio; outros grupos irão dizer que a segunda vinda acontecerá depois Dele., Mas a questão não é essa. A questão é que só existem duas possibilidades: ou o milênio está no período de grande tribulação e princípio das dores (nesse caso, pode ter um sentido figurado), ou o milênio está no final, depois da segunda vinda de Jesus. Portanto, faça sua aposta! Essa é a primeira decisão que eu peço que você faça, que é encaixar o milênio em algum período da história. Se você entender que o milênio e literal, você terá que encaixar mil anos dentro do espaço do princípio das dores e da grande tribulação. Ou, então, depois da segunda vinda de Jesus. Se você acreditar que o milênio é no sentido figurado, da mesma forma, ele só poderá ser encaixado nessas duas posições - não há outra possibilidade. 
2. O arrebatamento - A segunda questão para resolvermos é sobre o arrebatamento, que é o que causa grandes polêmicas, como os carros que ficarão desgovernados, etc. Mas a minha questão não é essa, você verá minha questão é outra. O fato é que boa parte das pessoas vão dizer que o arrebatamento da igreja vai acontecer exatamente no momento em que o anticristo despontar. Ou seja, aparece o anticristo, e o arrebatamento, então, acontece. Um segundo grupo acredita que o arrebatamento acontece no meio da grande tribulação, como se fosse um escape, as pessoas não estão mais aguentando, então acontece o arrebatamento. E existe ainda um terceiro grupo de pessoas, que acreditam que o arrebatamento acontece paralelo com a segunda vinda. Ao primeiro grupo, chamamos de pré-tribulacionista (arrebatamento antes da tribulação). Ao segundo grupo chamamos de meio tribulacionistas (arrebatamento no meio da grande tribulação) e temos ainda um terceiro grupo pós tribulacionista.

3. Uma ou duas vindas de Jesus? Se você tomar os acontecimentos históricos como literais, colocando um fato depois do outro, o resultado onde você vai chegar é que surgirá outra grande tribulação. Consequentemente, surgirá outra vinda de Jesus. Portanto, você verá pessoas que defendem que a segunda vinda de Jesus acontecerá em dois tempos. Mas você verá também pessoas que defendem a ideia que Cristo virá em um tempo único – vale lembrar que estou deixando todas as decisões para você. Assim sendo, eu pergunto: Jesus voltará uma única vez (segunda vinda), ou Ele voltará e retornará novamente (segunda e terceira vinda)? Para as pessoas que acreditam na segunda possibilidade, acredito que haverá uma outra grande tribulação antes dessa “terceira” vinda. No entanto, qual é a fragilidade desse argumento da vinda em duas fases? Mesmo que haja outra grande tribulação - antes da “terceira” vinda -, Jesus já nos disse que a primeira será a pior de todas. Isso, portanto, enfraquece o argumento de quem está tentando colocar mais uma grande tribulação nos acontecimentos históricos. Ora, se a grande tribulação é o pior momento da história, ela não irá se repetir. 

Nota pastoral 

Quero colocar um argumento para gerar uma reflexão: Imagine que a segunda vinda é o maior evento da história que nós já vimos. Sugerir que Jesus vem dois tempos, é o mesmo que sugerir que esse evento acontecerá em dois momentos. Particularmente, penso que esse momento será único, e que Jesus virá em uma vez – agora, sim, estou me posicionando. Mas qual é a minha preocupação? Não é defender uma tese de que Jesus virá uma ou duas vezes. A minha questão é pastoral. Porque, imagine que Jesus venha apenas uma vez, e você está esperando por uma segunda vez – certamente estaríamos encrencados. Portanto, essa é uma questão prática, pastoral. Porque isso pode acarretar em você esperar Jesus vir duas vezes: se não conseguir subir na primeira chamada, você então consegue na segunda chamada. Assim sendo, a minha preocupação e a pergunta que faço para você é: “Querido, e se não houver segunda chamada?” Então trabalhe, creia e viva como se tivesse uma só. Se houver duas, amém, glória a Deus, estamos no lucro. Mas, e se tiver só uma vinda? Nesse caso, só a misericórdia do Senhor poderá ajudar.

Existem duas questões que quero debater com você. A primeira é se realmente existe espaço para duas vindas. É isso que o texto está dizendo? - eu já me posicionei a esse respeito. A segunda questão é sobre o arrebatamento. 

A maioria das pessoas diz que, quando o arrebatamento chegar, os crentes que estiverem firmes com Jesus irão subir, mas os crentes que não estiverem tão firmes ficarão. Quanto a isso, existe um questionamento muito importante que gostaria de levantar, fazendo um posicionamento como pastor: Você está me sugerindo que, no pior momento da história da humanidade (a grande tribulação), um sujeito que tem uma fé “mais ou menos” vai conseguir permanecer firme? E aí vem a preocupação de pastor. Nós vemos tantas pessoas que no dia-a-dia não estão dando conta, não conseguem mas se manter firmes na fé, cujo relacionamento com Deus foi deixado de lado. Mas ainda assim você está me dizendo que acredita que essas pessoas, que não conseguem ficar de pé no dia que se chama hoje, quando chegar a grande tribulação - o pior período da história - vão conseguir sobreviver? A pergunta que faço a você é: Como isso é possível? Com base em que você pode afirmar, seguramente, que aqueles que têm meia fé podem sobreviver à grande tribulação? Independente de seu posicionamento escatológico, independente de onde na história você irá encaixar o milênio, isso não importa. Apenas ore, leia a Bíblia e faça sua interpretação. Mas eu quero pedir para que você tome cuidado. Meu irmão, a ideia de que pessoas cuja fé não está sadia, irão sobreviver à grande tribulação é uma questão assustadora. (mas também sabemos que grandes decisões são tomadas em tempos de grandes tribulações). 

Assim sendo, independente de seu posicionamento e de sua interpretação quanto aos acontecimentos escatológicos, se existe algo inquestionável é o que Jesus nos afirma, que se não fosse por Ele mesmo, pela Sua própria misericórdia, nem os escolhidos sobreviveriam. Ou seja, Jesus haverá de ter misericórdia, porque esse tempo na história será um tempo insuportável até para crentes de verdade. Para ilustrar a ideia do que estamos falando, vou contar uma história que aconteceu no Rio de Janeiro, e não se trata de uma história inventada, mas real. Todos sabemos do alto nível de violência que existe no Rio de Janeiro. Eu mesmo já sofri arrastão na saída do Maracanã, dentro de ônibus, já perdi a conta de quantas vezes fui assaltado, enfim, a violência daquela cidade é realmente algo significativo. Mas essa história se passou dentro de um ônibus, quando entram alguns assaltantes armados rendendo a todos – tal qual a cena de um filme – perguntando quem ali era crente. Alguns poucos se levantaram. Nesse momento, os bandidos ordenaram que, se eles não negassem a Deus, todos ali seriam mortos. Diante da sentença, aqueles que se identificaram como crentes começaram a recuar, um a um, dando desculpas, dizendo coisas do tipo: “na verdade eu não sou tão crente assim”. No entanto, restou apenas um sujeito que se manteve firme em sua posição, se negando a fazer o que os bandidos exigiam. Ainda assim, ele continuou sendo ameaçado várias vezes pelos bandidos que ameaçavam matá-lo. Mas o jovem, naquele momento, respondeu: “Eu sou cristão, Ele é meu salvador e eu não posso negá-Lo”. Foi então que aqueles bandidos cariocas disseram: “Tranquilo ‘gente boa’, a gente não quer matar ninguém não. É que tem um parceiro nosso que está muito doente, e a gente queria um crente de verdade para orar. Mas a gente queria saber quem era crente de verdade e quem era crente de mentira, por isso esse teatrinho aqui.” Para finalizar, aquele cristão foi lá, e orou pelo amigo daqueles bandidos. Mas, o que quero ilustrar com essa conversa? Mesmo hoje, diante de tantas possibilidades, é visível a grande quantidade de pessoas que parecem ter meia fé, e não conseguem manter-se em pé. As pessoas que parecem ter uma meia conversão, não estão andando com Cristo. As pessoas que parecem ter uma meia sensibilidade à Palavra de Deus, não estão nas igrejas... Portanto, cuidado ao supor que, neste período da grande tribulação, o “meio crente” terá condições de se manter firme. Então eu quero dizer algo muito importante a você: só irá sobreviver a esse período o crente por inteiro, o crente de verdade. Ou seja, não importa qual será a sua interpretação quanto aos acontecimentos finais, a única verdade do Apocalipse que não se pode mudar é que meia fé não resolve nada: ou você tem fé inteira ou você não tem fé nenhuma.   

Podemos considerar toda a grandiosidade dessa batalha espiritual final, de todo esse terror, dos gafanhotos, dos rios sendo atacados, e de toda uma tragédia sobrenatural etc., mas eu quero te convidar a repensar e a considerar em seu coração: meia fé não será suficiente naqueles dias.
  O meu pedido como pastor é que você fortaleça a fé do seu coração, que você fortaleça fé das pessoas que estão ao seu redor, porque o tempo está se cumprindo. Esses sinais do princípio das dores se intensificam cada vez mais. E cada vez mais falsos mestres aparecem, cada vez mais guerra, mais fome, mais epidemias, mais perseguições, enfim, os sinais estão cada vez mais intensos. Isso significa que o anticristo está à porta. Diante disso, meu clamor pastoral é: cuidado, não seja um meio crente, não tenha meia fé. Talvez você não tenha tempo para descobrir que você não conseguirá sobreviver à grande tribulação. Mas eu tenho esperança de que uma fé verdadeira e genuína em Jesus Cristo é suficiente para atravessarmos toda a história e encontrarmos com nosso Senhor e Redentor. E a pergunta que eu faço é: Qual o império que tem se levantado contra a Igreja nos dias de hoje? Para entender a besta, precisamos entender os impérios que se levantam contra a Igreja nos dias de hoje. A besta que emerge do mar é visivelmente uma entidade que presta reverência à besta da terra, que, por sua vez, presta homenagem de uma falsa religião. E então um império maligno qualquer, consegue gerar uma falsa religião, uma religião que não irá gerar fé suficiente em seu coração.

Consolação, consolação, consolação! A fé que existe dentro do seu coração é suficiente para te levar até Cristo Jesus? Não deixe que nada, nem ninguém, roube a sua esperança, e, sobretudo, jamais seja morno - porque a Bíblia diz que os mornos serão vomitados por Deus. Que o Espírito Santo aqueça o seu coração e fortaleça a sua fé. Porque dias virão onde só a misericórdia do Senhor há de sustentar a Sua Igreja. 

 Que Deus te abençoe. 

Nenhum comentário: