domingo, 8 de dezembro de 2019

Apocalipse - Parte 6

Nesta aula nós faremos uma relação entre os acontecimentos relatados no livro de Apocalipse, bem como: 

👉🏿(1)os sete selos, 
👉🏿(2)as sete trombetas, 
👉🏿(3)os sete flagelos,
👉🏿(4)as sete taças,
👉🏿(5)as sete visões etc.

 APOCALIPSE – PARTE 6

 Continuando com os estudos de Apocalipse, damos a sequência à abertura dos selos. Conforme vimos na aula passada, depois da abertura dos primeiros selos nós temos um interlúdio no Capítulo 7, uma pausa, um respiro. Essa pausa – entre o sexto e o sétimo selo - é para dar conta do que acontece com o povo de Deus. O texto fala sobre os 144 mil, que são os selados, protegidos de todo caos, pois, cada selo que é revelado, traz uma carga de sofrimento incalculável. Portanto, essa pausa entre abertura do sexto e sétimo selos, é para nos informar o que acontece com povo de Deus no meio de todos esses desafios.

DOIS GRUPOS DE PESSOAS 

No Capítulo 7, vemos esse grupo de 144 mil que são protegidos, e a ideia é eles terão essa proteção aqui na Terra. Vemos, então, que existem duas coisas acontecendo: 1. Existem 144 mil que são protegidos na terra, que recebem um selo, uma marca na testa (capítulo 7). Se essa marca é simbólica ou literal, é você quem decide, de acordo com a sua interpretação. O mesmo questionamento se faz quanto aos 144 mil judeus: esse número é literal ou é simbólico? Vale lembrar que eu não sou judeu, e talvez você não seja. Assim sendo, esse número pode ser simbólico? Vamos pensar com calma. 2. A segunda informação é que existe uma grande multidão no céu – o texto não dá a quantidade deles em números. Dante dessas duas informações, podemos observar um contraste de dois grupos que temos aqui: 

a) um grupo na terra, que é protegido com uma marca na testa; 
b) uma grande multidão no céu. A pergunta que se faz quanto a essa multidão é de onde eles estão vindo.
 A resposta que João tem a esse questionamento é que essa grande multidão, que está no céu, vem da grande tribulação.

Assim sendo, se eu fizer tudo em ordem cronológica, surge o meu primeiro problema:
👉🏿 Primeiro virá a grande tribulação e depois as pessoas serão seladas na terra? Temos, portanto, dois grupos no Capítulo 7: um grupo de pessoas na terra, protegidas e marcadas para não serem destruídas; o segundo grupo que está nos céus, formado por uma grande multidão e que vem da grande tribulação. Essa é a única informação que o texto nos dá, de forma que vamos nos atentar somente a isso. 

 A ABERTURA DO SÉTIMO SELO

 O texto continua dizendo, no capítulo 7, que o sétimo selo é aberto. Note que, depois que João faz essa pausa para falar sobre os dois grupos, o selo então é aberto. E o que acontece com o sétimo selo? Curiosamente, quando o sétimo selo é aberto, aparecem as sete trombetas. Isso me remete à ideia daqueles presentes de amigo oculto, onde colocamos várias embalagens para brincar com a pessoa a quem você irá presentear, e então você tira a primeira caixa e aparece outra, depois, e outra até chegar ao presente. Parece que o texto está sendo construído dessa maneira.  

Foram abertos seis selos e, ao abrir o sétimo, surgiram as sete trombetas. Esse momento do sétimo selo é um anúncio de uma tragédia ainda maior. Note que o texto está sempre falando desse momento final, afinal, estamos falando de Apocalipse, o final as coisas ao seu limite. Assim sendo, quando o sétimo selo é aberto e as sete trombetas são tocadas, isso é um anúncio da grande tragédia que a humanidade está preste a sofrer, tragédia essa que é consequência do pecado do ser humano. Tudo parece um grande ato, um grande drama, um grande teatro dramático, que vai mostrando uma calamidade atrás da outra, as dificuldades uma após da outra. A forma como organizamos todos esses acontecimentos é a grande questão. Existe um paralelo que é perceptível, dos selos e das trombetas, com as pragas do Egito. Existe aí uma conexão, que analisaremos mais para frente. 

 OUTROS ACONTECIMENTOS

 No capítulo 10, o profeta é apresentado como aquele que recebe o livro, que está se alimentando do livro, que tem um livro dentro de si, e que, na sequência, revela as duas testemunhas. No capítulo 11, vemos a consumação do Reinado de Cristo.

A fim de podermos visualizar a estrutura de Apocalipse, precisamos pensar que o livro está dentro de uma estrutura de sete, ou seja, tudo acontece de sete em sete. Note que, primeiro temos as sete igrejas, depois temos os sete selos, depois as sete trombetas, depois das trombetas temos os sete flagelos, depois as sete taças, as sete palavras de justiça etc. A pergunta que eu faço, portanto, é se esses acontecimentos estão em uma ordem cronológica. Será que essa é uma ordem de tempo, onde primeiro temos os sete selos, depois as sete trombetas, depois os sete flagelos...? 

PROPOSTA DE ATIVIDADE

 A seguir, você verá um gráfico onde você poderá montar tabela, em seu caderno ou computador, a fim de comparar cada um desses acontecimentos, identificando, assim a relação entre os mesmos. Um exemplo de relação de acontecimentos é a semelhança que existe entre as pragas do Antigo Testamento e a abertura do primeiro selo. A provocação necessário em nosso estudo é questionar se tais acontecimentos estão completamente dissociados um do outro, ou se estamos falando de acontecimentos em ordem cronológica. Portanto, sugiro que você construa uma tabela, fazendo uma comparação entre cada uma dessas questões. Analise o que as sete trombetas estão dizendo, ou os sete flagelos, enfim, analise o que está acontecendo em cada uma dessas coisas. Perceba que todos os fatos estão acontecendo dentro do mesmo padrão, ou seja, de sete em sete. Assim, temos:
👉🏿(1) 7 igrejas, 
👉🏿(2) 7 selos, 
👉🏿(3) 7 Trombetas, 
👉🏿(4) 7 flagelos, 
👉🏿(5) 7 taças, 
👉🏿(6) 7 visões, 
👉🏿(7) 7 palavras sobre justiça, 
👉🏿(8) 7 revelações etc. Diante disso, o que esses acontecimentos têm a ver uns com os outros? Por isso você está recebendo essa proposta de exercício, a fim de estimulá-lo a desenvolver uma melhor compreensão dos fatos. Por exemplo, na abertura do primeiro selo temos o cavalo branco. Enquanto isso, na primeira trombeta, temos fogo e sangue, a saraiva. Portanto, temos aí uma relação com a praga do Egito. Temos ainda a terça parte das árvores das ervas destruída. No gráfico a seguir, temos quatro acontecimentos
👉🏿os sete selos,
👉🏿 as sete trombetas,
👉🏿as sete taças👉🏿 e as sete visões. O campo dos selos e das trombetas já está preenchido, mas, o que acontece com as sete taças e as sete visões? Assim sendo, complete o gráfico das partes faltantes, e comece a comparar cada coluna, a fim de que você identifique as semelhanças e as diferenças entre cada um desses grupos.
Observando o gráfico, note que no segundo selo nós temos o cavalo vermelho, enquanto na segunda trombeta, vemos um monte ardendo em fogo, sendo lançado na terra e caindo no mar. No terceiro selo temos o cavalo preto que representa a fome, enquanto na terceira trombeta temos uma estrela chamada absinto, que cai destruindo a terça parte dos rios e fontes. No quarto selo temos o cavalo amarelo, que junta morte, fome e peste, enquanto na quarta trombeta é ferida e a terça parte do sol, a lua e das estrelas para o dia não brilhar. No quinto selo temos os mártires gritando e clamando: "até quando Senhor? Até quando"? Na quinta trombeta temos o abismo, que é aberto liberando gafanhoto monstruoso, que tem a permissão de, durante 5 meses, atormentar os homens. Inclusive, é nesse texto em que os homens vão querer morrer e não vão conseguir. E isso define muita coisa, pois, se formos colocar em uma ordem cronológica, esse acontecimento está antes ou depois da grande tribulação? Dependendo de como será sua interpretação, você terá um resultado absurdamente diferente. No sexto selo, vemos as pessoas se escondendo na rocha, clamando e perguntando: "Quem pode subsistir ao grande dia do Senhor?" Enquanto na sexta trombeta, os quatro anjos são liberados, anjos preparados para essa hora, que têm a incumbência de matar a terça parte dos homens.

Observe, portanto que, as colunas de flagelos e taças no gráfico estão em branco. Estes deverão ser preenchidos por você, a fim de que você possa estabelecer uma relação entre os acontecimentos e chegar a alguma conclusão. Vejamos um exemplo: Como vemos no gráfico, a sexta trombeta e o sexto selo estão totalmente relacionados. Note que o sexto selo está falando do momento em que os homens estão apavorados, querendo se esconder porque percebem o dia do Senhor, se questionando sobre o que vai acontecer. Da mesma forma, na sexta trombeta, os quatro anjos são preparados para esse dia, sendo liberados com autorização de matar um terço dos homens. Note que esses acontecimentos estão relacionados. Perceba que esse ataque dos anjos na sexta trombeta se encaixa com medo dos homens no sexto. Portanto, se nós destruirmos o paralelismo do texto, criaremos uma sequência de tempo que o texto não tá dizendo. E a forma de como construímos esse paralelismo é difícil, não é tão simples. Essa tabela está aí para você tentar encaixar essas realidades distintas que parece que, de alguma forma, estão falando do mesmo assunto, diferenciando aqui ali em alguns aspectos: sete trombetas, sete flagelos, sete taças etc. Essa estrutura dos sete nós veremos ao longo de todo texto. No gráfico você fará a comparação entre selos, trombetas, flagelos e taças. Outros acontecimentos não foram colocados nos gráfico, mas o texto ainda dará informações acerca das sete palavras de Justiça, sete visões (onde aparecerão a besta que saiu do mar, a besta que saiu da terra) etc. Note que o texto não foge, nem por um instante, dessa estrutura de 7. Portanto, quanto mais você conseguir comparar esses grupos, melhor vai ficar o seu entendimento do texto. Por último teremos ainda as sete revelações sobre Jerusalém e a sua noiva. Fazer esse gráfico é começar a enxergar o livro de Apocalipse de uma forma diferente. Essa é minha proposta: em vez de, simplesmente, dizer qual é a teoria a qual eu acredito e qual é a posição que eu defendo, estou convidando você a comparar os acontecimentos e chegar a uma conclusão. Essa proposta de atividade é para que você chegue a suas próprias conclusões, e tenho certeza de que esse resultado será bastante animado, e ajudará bastante você entender o livro de Apocalipse de uma forma diferente. É claro que eu não quero que você force uma comparação como se fosse uma questão absoluta. Por exemplo, a primeira igreja é a Igreja de Éfeso. Então a primeira Igreja de Éfeso significa que está em primeiro na primeira trombeta. Não é isso. Eu quero que você faça comparações para entender de que forma isso tudo está sendo distribuído. Perceba que o número 7 é um número simbólico na Bíblia, de tal forma que ele passa a ideia daquilo que é divino e perfeito e, mais ainda, passa uma ideia mais importante que é a ideia de completo. Assim, pensar em sete igrejas é entender que essa mensagem chega a igreja de uma forma completa, que os selos abrangem a história de uma forma completa, portanto, a o texto fala de revelação completa, visão completa, justiça completa, sofrimento completo, anúncio completo. E cada um desses fatos está revelando a vontade de Deus de uma forma completa. O objetivo dessa proposta é que você consiga fazer uma análise por si mesmo. Note que estou procurando não induzi-lo a qualquer conclusão, mas estou dando espaço para que você chegue às suas próprias conclusões por sua conta. Por isso, estou me esforçando ao máximo, medindo algumas palavras que não deixe transparecer o que eu penso, a fim de que você tenha a liberdade de fazer a sua comparação, aprofundando-se no texto de modo que possa chegar à sua conclusão.

A seguir, observe um gráfico comparando as principais ideias de três acontecimentos:
Com essa comparação, estou sugerindo que existe um paralelismo, mas esse paralelo não é uma coisa tão óbvia. Veja que o sexto selo está falando de um evento final, e a sétima trombeta é quem fala desse ato derradeiro. Assim, as guerras, a escassez, a morte, os ataques alcançando a terra, mar, rios, os céus, tudo isso, de uma forma, nos mostra que a destruição está se desenrolando. Veja que nas trombetas toda a criação está debaixo de ataque, tudo está em colapso. É esse evento de destruição que as trombetas estão anunciando. Apesar disso, essa destruição aponta para o final da guerra que é vencida pelo Cordeiro. Na sétima trombeta, apesar de todo o caos e destruição, as pessoas não se arrependeram (dureza de coração), portanto, o mundo já não existe, pelo menos não da forma como pensamos (Ap 11:15,18) Perceba que não conseguimos encaixar os elementos completamente, mas podemos ver os elementos se repetindo de uma ordem que não conseguimos enxergar com tanta clareza. Veja que o mar é atacado na segunda trombeta, mas na primeira visão, a besta sai do mar. Veja, então, que existe alguma coisa que está se repetindo de uma maneira aleatória, mas que está falando de algo que precisamos perceber. 

Dentro do primeiro gráfico eu pedi para que você completasse os flagelos e as taças, comparando-os com os selos e trombetas. Aqui, nesta tabela, estou pegando os mesmos selos e as mesmas trombetas para fazer uma comparação com as visões. Existem ainda as palavras de justiça que também podem ser comparadas. Portanto, faça todas essas comparações, estude, condense tudo, e na próxima aula, vamos tentar encaixar tudo isso nas palavras de Jesus, no sermão que Ele anuncia as últimas coisas. Aconselho que você tente equilibrar todas essas coisas, gastando um tempo a fim de fazer essas conexões para as próximas relações que faremos em nossa última aula sobre o Apocalipse. Deus te abençoe e não deixe de fazer o dever de casa. 

Nenhum comentário: