terça-feira, 24 de dezembro de 2019

Doutrina da Salvação – Parte 3

Estamos  aqui  para  descontruir  o  pensamento  de  salvação  encrustado em  nossa  mente.  Ambos  extremos  de  segurança  e  risco  são  prejudiciais  para nós.  Pastoralmente,  o  extremo  do  risco,  pode  criar  crente  perturbados,  com medo  beirando  a  neurose.  O  extremo  da  segurança  faz  o  crente  ficar  tão seguro  de  si,  como  se  a  salvação  estivesse  garantida  por  ele  mesmo.  Tenha  fé que  Deus  está  trabalhando  em  nossa  salvação,  que  há  riscos,  mas  temos  que ter  fé. 

Redenção

👉   Ênfasenosso  cativeiro  do  pecado.  Se  a  propiciação  vem  de  uma linguagem  cerimonial,  a  redenção  vem  de  uma  linguagem  comercial  (Comprar ou  comprar  de  volta).  Redenção  é  Resgate,  como  exemplo,  o  ato  de  pagar  o preço  necessário  para  resgate  da  hipoteca.  Em  nossa  vida,  esse  resgate  é  feito através  da  vida  de  Jesus.  

👉 (1)Propiciação  é  referente  ao  caráter  de  Deus,  Ele  é justo  e  aplicou  sua  justiça  em  seu  filho  para  que  nós  pudéssemos  obter  o perdão. 
👉(2) A  redenção  é  o  cativeiro  em  que  se  encontra  o  coração  do  ser humano,  cativeiro  este  feito  pelo  pecado,  mal  e  a  morte.   Em  Gálatas,  capítulo  4,  versículos  4  e  5  diz:  “Mas,  quando  chegou  a plenitude  do  tempo,  Deus  enviou  seu  Filho,  nascido  de  mulher,  nascido debaixo  da  lei,  a  fim  de  redimir  os  que  estavam  sob  a  lei,  para  que recebêssemos  a  adoção  de  filhos.”  É  por  meio  de  Jesus  que  somos  redimidos no  cativeiro  do  pecado  que  prende  nosso  coração.   Imagine  você  em  uma  época  onde  a  comercialização  de  pessoas  como escravos  era  feita  livremente  nas  praças.  Você  está  ali,  humilhado,  nu,  tendo sua vida julgada a preços irrisórios. A redenção é este processo, onde você está em estado de humilhação, preso pelas algemas do pecado e Jesus paga com a própria vida o preço para a sua libertação. Jesus pagou para que estas correntes fossem arrancadas de nossa vida, isso é ser salvo, isso é ser redimido.

Reconciliação

👉 Ênfase: nossa inimizade contra Deus. Reconciliação pressupõe que há inimizade entre dois lados, pressupõe distância entre dois lados. É claro que nossos relacionamentos não são perfeitos e experimentamos essas coisas nos nossos relacionamentos também, afinal de contas somos pecadores, entretanto se não vivemos reconciliação, não temos autoridade para ministrarmos reconciliação. O pecado é o que nos afasta de Deus.  Reconciliar significa restaurar um relacionamento, a consequência imediata disso é entender que o relacionamento original foi quebrado pelo pecado. O fato que deve ser percebido é que a própria lei evidenciava ou ainda reforçava a separação entre judeus e gentios como observa muito bem J. Sttot em seu livro “A Cruz de Cristo”, a reconciliação que Cristo promoveu gerou “cura da separação entre judeus e gentios”. Esse é o poder da reconciliação, o de quebrar barreiras de separação entre povos, raças, culturas, a força de juntar o que o pecado separa, juntar o que a lei torna evidente. No estado de separação, Cristo é a única possibilidade para nos aproximarmos do nosso semelhante, Ele é a ponte que refaz o acesso entre nós e Deus, entre nós e os nossos semelhantes e entre nós mesmos, pois da mesma forma que o pecado constrói muros que nos separa dos nossos semelhantes e de Deus, também constrói muros que nos separa de nós mesmos. O pecado faz com que sejamos separados da nossa própria identidade, corremos o risco então ou de basear toda nossa vida numa falsa identidade ou fazer esforços inúteis para nos reconectar. Cristo é o caminho de volta, de reencontro com nossa própria identidade. Ainda é relevante dizer que Deus é quem dá o passo para que isso aconteça, a reconciliação nos traz a benção do acesso, uma vez destruídos os muros de separação o acesso se torna realidade, a hostilidade que existia, a inimizade que existia é curada somente na cruz, não se esqueça nós somos ex-inimigos aprendendo a sermos amigos, aprendendo a sermos filhos. Temos diante da nossa frente duas possibilidades: aceitar em fé a reconciliação em Cristo ou continuar a viver a inimizade.
Doutrina não é filosofia, doutrina é resposta para vida, ser reconciliado descobrir que agora temos acesso a presença de Deus, estamos perto Dele. A interpretação atual do Evangelho é fraca, muito se prega como criar muros, defesas, e não pontes, acessos aos próximos e a Deus. Ser salvo e reconciliado diminuir essas distâncias. Textos para referência: Colossenses 1:20 Mateus 5: 24-25 Romanos 5:10,11 e 11:15 Efésios 2:17,18 e 3:12 Romanos 5:1-2

 Justificação

Ênfase: nossa culpa Justificação é uma declaração sobre o que Ele fez por mim e com base nessa declaração a paz é construída. Textos para serem estudados: Romanos 1:17; 3:10, 20-25; 4:1, 25-26; 5:8-18; 8;34 Isaias 53: 11 Lucas 1: 14 Tito 5: 7
  A justificação é uma das quatro ideias que formam o conceito de salvação
👉 propriação,
👉 redenção,
👉 justificação
👉e reconciliação. No primeiro estudo, começamos a estudar reconciliação, agora estamos conversando sobre justificação. O que estamos fazendo? Falando sobre salvação. O que é isso que recebemos? Que salvação é essa que a Bíblia nos apresenta? Começamos com o para que: Deus nos torna justos porque ele não pode aceitar receber em si o que é injusto, como poderia Deus condenar o justo e inocentar o culpado: não dá! Deuteronômio 25: 21 Êxodo 23: 27 Provérbios 17: 15 Isaias 5: 23 Entender a doutrina da justificação é entender e receber dentro de nós como Ele nos aceita. Como Ele pode nos aceitar? Como isso é possível? Um juiz pronuncia dois tipos de sentença: inocente ou culpada, sendo assim o contrário de justificação pode ser entendido como condenação. Precisamos ser justificados porque a condenação que ronda o ser humano, é iminente. A condenação nos persegue, esse sentimento, essa sentença sempre nos persegue, seja pela nossa consciência, seja pela consciência dos outros, seja pela fúria do inimigo, ou seja, pelo caráter de Deus. “A prostituta, o mentiroso e o assassino estão destituídos da gloria de Deus, mas você também está. Pode ser que eles estão no fundo de uma mina e você no cume de um monte, no entanto você tem a mesma capacidade deles de encostar nas estrelas” Handley Moule, teólogo. Nós somos culpados diante de Deus. Recebendo a Justificação é antecipar a sentença final do juiz. Salvação é uma grande obra que depende de vários pontos. Se estamos vivendo esta obra de forma completa, saberemos a declaração final do juiz na Justificação. Toda a acusação não se justifica, pois, o saldo foi zerado perante o sangue do Cordeiro de Deus. Ao olhar pra mim, Deus enxerga a justiça do seu Filho. O que é afinal justificação: 👉🏿A antecipação da sentença final do juiz 👉🏿 Justificação é uma declaração de que não existe nenhuma base para a aplicação do castigo ou punição para o réu. Agora cuidado para não confundir, justificação não é santificação, é uma declaração de Deus sobre sua identidade como se ELE tirasse o seu nome do “SPC CERASA” (relativo à culpa espiritual) ele limpa seu nome para você viver a santificação. 👉 O que Ele fez por nós. Tornamo-nos justos pela palavra que sai da sua boca A fonte da nossa justificação é a graça. A base da nossa justificação é a cruz porque alguém assumiu a culpa, alguém assumiu a punição. O meio da justificação é a fé – significa dizer que pela fé nos tornamos o que Ele declara em obediência e santidade com temor e tremor não com vangloria porque afinal de contas, não fizemos nada. “A graça e a fé pertencem indissoluvelmente uma a outra, uma vez que a única função da fé é receber o que a graça livremente oferece”. John Stott, teólogo. Na prática a doutrina da justificação nos ensina sobre como sermos aceitos diante de Deus, se é claro que ELE não pode aceitar o que é injusto, não poderia nos aceitar a obra de Cristo é tão importante para nós porque a morte e ressurreição de Cristo nos possibilitou sermos aceitos por Deus,  Jesus fez a ponte assumiu a culpa emitiu uma declaração no nosso nome, naquela cruz Ele emitiu um documento com o nosso nome. Abaixo faço um exemplo didático para ilustrar essa declaração de Deus ao nosso respeito: “Pai se ________________ acreditar em mim no que fiz aqui nessa cruz aceita a sua vida aceita nos seus braços o enxerga como justo pois a mim ele me recebeu por fé ele se rendeu a mim me enxerga nele recebe___________ aceita _____________ porquê de fato em fé ele se uniu a mim” E Deus responde; “Eu te recebo____________________ porque vejo em você a fé que te une a meu Filho amado e como eu o recebo, recebo a ti também o torno justo não pelo que você fez ou vai fazer, mas o torno justo porque enxergo meu filho em você.” As pessoas se esforçam para serem aceitas ou elas têm fé no cordeiro que nos uniu ao Pai para experimentarem essa aceitação. São dois caminhos diferentes: o primeiro leva ao cansaço e a frustração e o segundo ao gozo paz e alegria no Espírito Santo, pois assim o reino de Deus é. Como você busca ser aceito, por força insistência ou por fé? Quero te encorajar a que haja ministração nesse sentido quem tem dificuldade de se sentir aceito que seja encorajado a receber esse documento que já existe seja criativo deixa o Espírito Santo te surpreender não brigue por aceitação tenha fé entenda que parte das disputas que existem nas famílias nas igrejas acontecem justamente porque as pessoas continuam brigando para serem aceitas mas uma vez te admoesto não brigue por aceitação tenha fé. O pai já te aceitou já te justificou. 

Nenhum comentário: