segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Doutrina da Salvação – Parte 2

Doutrina da Salvação – Parte 2 

Amor e Justiça, em todos os textos da bíblia, sempre buscam estar em equilíbrio. Porém há grupos distintos que enfatizam somente ou no amor ou na justiça. 
👉 O primeiro grupo tem como percepção o Risco, que vem do amor. 
👉 A segunda percepção é a Segurança, referente a justiça. Quem acredita no Risco, crê que basta não cometer pecado nenhum e a salvação está garantida, Jesus voltará e o levará aos Céus. Pecamos por atos, pensamentos e omissões, é tão fora do controle que, às vezes, estamos pecando e não temos consciência disso. Acreditar que temos o controle da nossa Salvação apenas não pecando é errôneo. Claro que existe riscos que nos permeiam, mas isso não é o que nos levará a salvação. A salvação é pertinente a Deus

 A obra da Salvação 

👉🏿A lei escraviza 
👉🏿Carne domina
👉🏿Mundo engana  

O  processo de  Salvação:  Nascer de  novo.   KELLER, Timothy. Ego Transformado. São Paulo, Editora Vida Nova. 2014. Segundo o pastor norte americano, Tim Keller, nosso ego é: vazio, dolorido, atarefado, frágil, nosso coração está a todo instante envolvido num projeto falido, de busca por autopromoção, em busca de satisfação e contentamento, um esforço gigantesco em construir uma imagem positiva de si mesmo, mas a minha pergunta é: como ter essa imagem positiva se estivermos mortos pra Deus e vivos para o mundo? Ou ainda, será que conseguiremos construir essa imagem usando as mesmas ferramentas que o mundo usa? Isso nos leva a questão central, é necessário nascer de novo e não maquiar uma identidade velha para que ela pareça mais agradável? Entenda, maquiar o ego é radicalmente diferente de nascer de novo.
 O nosso ego precisa ser transformado. É não aceitar os julgamentos dos outros e nem de si mesmo, saber que somente Deus pode julgar. A sua vida não é sobre você, a sua vida é sobre Cristo, somente Ele é a chave para a interpretação da vida e o único caminho para alcançar a salvação. 

A falsa segurança não nos deixa perceber o risco que corremos. Este risco não é o risco de cometer ou não pecados, mas sim de uma fé bem estruturada ou não. Uma fé crente em Cristo Jesus impedirá a nossa ruína, nosso desmoronamento perante a Salvação. 
O ego caído gera dois cenários: 👉🏿(1) Alma inflamada cheia de traumas precisa de cura, resolver os traumas sem mexer no ego é o risco 👉🏿(2)Alma inflada cheia de confiança e arrogância se iludindo sobre a forma que alcançamos valor, caindo em armadilhas de conquista e dominação sem transformar ego é risco. O evangelho tem transformado teu Ego? Você enxerga sua vida e a da sua família explicada a partir de Cristo? Fundamentada Nele? 

Propiciação 

 Ênfase: pacificar a ira de Deus sobre nós. Rm 3:24-25//I Jo 2:1-2 // 4:10// Heb 9:5 Propiciação é o ato sacrificial no qual Deus se torna propicio (favorável) a nós. O objeto da propiciação é Deus no sentido de que Deus se torna favorável a nós, obviamente se Ele se torna favorável, é porque em algum momento Ele não estava. Vemos aqui a ruptura entre o relacionamento entre o homem com Deus e todo movimento feito por Deus de resolver essa questão:
 👉 Cristo mediante sua morte propiciou a ira do pai. 👉Por ser perfeitamente Santo, Ira é a resposta de Deus contra o pecado, não é raiva nem descontrole, mas uma reação Santa diante do pecado! 👉Temos o seguinte raciocínio: Nós pecamos, o pecado suscita ira de um Deus Santo, na cruz Cristo nos propiciou, Jesus resolveu o problema da ira. 👉 Como isso nos afeta? Livramo-nos da consequência da ira (inferno/ nos livrou da culpa)👉🏿O que provoca a ira do homem é a vaidade ferida (isso não o afeta) 👉🏿O que provoca a ira de Deus é o pecado 👉🏿Ira é um fato bíblico não podemos retirar isso da bíblia “Pai, afasta de mim esse cálice.” O cálice que Jesus toma é o cálice da Ira do Pai, o sofrimento da cruz precisa ser relacionado com essa dura realidade. O filho recebe o impacto da ira do Pai para que eu e você não tivéssemos que enfrentar aquilo que seria justo ao nosso respeito, seria insuportável, mas Ele se deixa esmagar por nós. Ele se fez enfermar por nós esse é o sentido original da profecia de Isaías “o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele”. No mundo antigo os pagãos ofereciam ofertas para propiciar, ou seja, para que sua divindade se tornasse favorável em algum aspecto utilizo um exemplo usado de D.A. Carson, teólogo: quando um marinheiro fazia uma viagem, entregava um sacrifício propiciatório pra Netuno para que Netuno não ficasse irado e mandasse uma tempestade. Uma vez propiciada o marinheiro faria uma boa viagem. O contexto bíblico é radicalmente diferente, pois é o próprio Deus que está fazendo a propiciação. “Deus propôs a Cristo para ser propiciação pelos nossos pecados” Você acredita que Deus tem o poder de segurar todo o pecado do mundo na palma de sua mão? Considere o risco de um falseamento no novo nascimento ou um falseamento na propiciação, na mesma forma considere a segurança possível de um novo nascimento verdadeiro e de uma propiciação verdadeira. O que isso constrói em nossas vidas? Entenda que no plano de salvação, existe risco e segurança. O risco é que podemos estar dando um falso remédio para a ira de Deus, mas existe segurança, pois fomos propiciados por Cristo que bebeu do cálice da ira de Deus em nosso lugar.   

Nenhum comentário: