terça-feira, 24 de dezembro de 2019

Doutrina da Salvação – Parte 4

Vamos  começar  conhecendo  a  história  de  um  herói  de  guerra,  que  após o  seu  retorno,  por  diversos  motivos  acabou  se  tornando  um  mendigo, realizando pequenos  furtos  para  sobreviver.  Este  homem  foi  condenado  a prisão  e,  ao  efetuar  sua  prisão,  foi  visto  por  baixo  de  suas  vestes  a  farda  com medalhas  da  mais  alta  honraria  possível. Isto  faz  com  que  as  pessoas  que  o prenderam,  fossem  obrigados  a  bater  continência.  Justificação  é  isso,  somos vestidos  da  mais  alta  patente  por  Jesus,  para  que,  quando  o  Pai  olhar  para nós,  veja  a  seu  Filho.  Nossas vestes estão  muito  sujas  para nos apresentarmos a  Deus,  temos que  ser  revestidos pelas vestes do  Cordeiro.   Somente  a  justiça  do  Filho  agrada  ao  Pai.  É  esta  justiça  que experimentamos em  nossa  vida?   Os  salvos são:

 Regenerados

Usando  as  palavras  do  profeta  Jeremias,  é  receber  um  coração  de carne.   Veja  II  Coríntios  5:  17-21,  que  traz  a  ideia  de  regeneração  mediante  a reconciliação  com  Deus.   “17  Assim  que,  se  alguém  está  em  Cristo,  nova  criatura  é;  as  coisas velhas  já  passaram;  eis  que  tudo  se  fez  novo.  18  E  tudo  isto  provém  de  Deus, que  nos  reconciliou  consigo  mesmo  por  Jesus  Cristo,  e  nos  deu  o  ministério  da reconciliação;  19  Isto  é,  Deus  estava  em  Cristo  reconciliando  consigo  o  mundo, não  lhes  imputando  os  seus  pecados;  e  pôs em  nós  a  palavra  da  reconciliação. 20  De  sorte  que  somos  embaixadores  da  parte  de  Cristo,  como  se  Deus  por nós  rogasse.  Rogamos-vos,  pois,  da  parte  de  Cristo,  que  vos  reconcilieis  com Deus.  21  Àquele  que  não  conheceu  pecado,  o  fez  pecado  por  nós;  para  que nele  fôssemos  feitos  justiça  de  Deus.” 

Regeneração

também está presente no texto de João 3: 1-8, que diz: “1 E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. 2 Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele. 3 Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. 4 Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? 5 Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. 6 O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. 7 Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo. 8 O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.” Ser salvo, pensando em todas as questões, se implica em nascer novamente, ter o ego transformado ser regenerado. Vamos a um exemplo, imagine um porco comendo sua lavagem. Nós oramos por ele tanto, a ponto que ele vira um homem. A primeira reação desse homem transformado, será ter vergonha da situação em que está, com vergonha perante nós. A segunda será vomitar toda esta lavagem pois seu estômago de ser humano não foi feito para tal alimento. Regeneração é uma mudança de apetite, uma mudança de estômago que nos faz necessariamente nos alimentar daquilo que é puro. Agora seu coração é de carne sensível ao Espírito Santo, atento a fala de Deus, competente de colocar para fora todo mal que por ventura invadir o corpo. Santificados Conforme vemos em Hebreus capitulo 7, 16-19, a lei não aperfeiçoa ou ainda ela não nos santifica, nossa santidade é construída a cada dia na força do Espirito Santo se evidenciando nos nossos relacionamentos. Acompanhe a leitura: “16 Que não foi feito segundo a lei do mandamento carnal, mas segundo a virtude da vida incorruptível. 17 Porque ele assim testifica: Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque. 18 Porque o precedente
mandamento é abrogado por causa da sua fraqueza e inutilidade 19 (Pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou) e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual chegamos a Deus.” Se não é a lei que nos aperfeiçoa, quem é? Voltamos a Cristo, somente ele nos aperfeiçoa. A morte e o sangue de Cristo é que irá nos santificar. Acompanhe o texto de Romanos 12: 1-2 “1 Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. 2 E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” A santificação é a realidade de quem está sendo alcançado pela salvação. Algumas pessoas tratam a santificação como se fosse uma escolha, algo que podemos deixar para depois. É um desejo ardente que temos, se você não o sente, repense o seu relacionamento com Deus e a sua busca pela salvação. Ser crente é ser regenerado e também buscar constantemente a santificação. O pensamento sobre salvação, segue um conceito linear em nossa mente, porém na Bíblia ela fala sobre um grupo de coisas que fogem ao tempo. No passado, utilizando o termo de justificação. No presente, a Bíblia traz a salvação como santificação e no futuro é diz respeito a glorificação. Tentar encaixar esse raciocínio linear a salvação não encaixa. O conceito de Salvação engloba muitas coisas, tornando-a complexa e de extrema profundidade. Existe Risco e Segurança na Salvação. Doutrina não é filosofia, é a resposta para a vida. Nós somos salvos pelo amor do Cordeiro, a justiça se equilibra com o amor de uma forma perfeita perante um Deus Justo e Amoroso que revela o máximo do caráter de Deus. Pense sobre propiciação, tudo aquilo referente aos nossos relacionamentos, o que não deveríamos ter dito ao pai, o que fiz ou deixei de fazer ao meu irmão. Entenda a sua culpa e que existe remédio para sua culpa, Jesus resolve este problema, salvando pela propiciação. As algemas também que nos prendem, em fatos do passado, sentimentos que corroemos, que nos arrastam para trás, um preço já foi pago
por essas correntes. Seja redimido, entenda que Jesus pagou com seu sangue para nos libertar. A doutrina da redenção nos livra de todas as correntes que nos puxam para trás. A vida é difícil quando somos esmagados pela inimizade que existe no universo. O ambiente é hostil e rude. Saiba que no plano perfeito de Jesus há a resposta para o livramento disso, a reconciliação. Leia Colossenses, capítulo 2. Deus risca a nossa cartela de culpa, e Jesus nos veste com seu manto, nos deixando dignos de estar na presença de Deus. Precisamos dessa Justificação vinda de Jesus. Entender a salvação pela justificação, é compreender que temos em mãos uma arma poderosa, que somos justificados pelo cordeiro e agora saber nos posicionar perante o inimigo. Todos esses pilares da salvação: Propiciação; Remição; Regeneração; Santificação; Justificação; Reconciliação. Como você os alimenta? São verdades plenas em seu coração? Essa obra é verdadeira? Não se deixe enganar, apenas a obra verdadeira construída em seu coração muda e traz a novidade de Deus a você.  

Nenhum comentário: