sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

A Origem dos Seres Humanos – Parte II

    A Origem dos Seres Humanos – Parte II 

 A base teológica para o estado original de inocência e perfeição. 

A condição perfeita do estado originalmente criado deriva da natureza de Deus como um ser absolutamente perfeito. O argumento segue a seguinte linha: 

👉🏿 (1)Deus é um ser absolutamente perfeito; 

👉🏿 (2)Um ser absolutamente perfeito é incapaz de produzir uma criação imperfeita; 

👉🏿 (3)Logo, a criação original foi feita na perfeição; A base bíblica para a perfeição moral de Deus encontra-se em diversas passagens: (Dt 32:4) - Ele é a Rocha cuja obra é perfeita, porque todos os seus caminhos juízo são; Deus é a verdade, e não há nele injustiça; justo e reto é”. (2Sm 22:31) - “O caminho de Deus é perfeito [...] Deus é a minha fortaleza e a minha força, e ele perfeitamente desembaraça o meu caminho”. (Jó 37:16) -Tens tu notícia do equilíbrio das grossas nuvens e das maravilhas daquele que é perfeito nos conhecimentos? ”. (SI 18:30) - “O caminho de Deus é perfeito; a palavra do SENHOR é provada”. (SI 19:7) - “A lei do SENHOR é perfeita e refrigera a alma”. (Mt 5:48) - “Sede vós, pois, perfeitos, como perfeito é vosso Pai, que está nos céus”. 

Outras Concepções sobre a Origem da Humanidade 

👉🏿(1) A evolução Clássica;
👉🏿(2) A evolução Deísta; 
👉🏿(3) A evolução Teísta; 
👉🏿(4) O criacionismo fiat;
👉🏿(5) O criacionismo progressivo; 
👉🏿(6) A evolução clássica: O evolucionismo naturalista tenta explicar a origem do homem e das demais coisas sem a ação divina. O homem é produto do acaso num universo sem Deus, ou seja, os processos imanentes na natureza produziram os seres humanos e tudo o que existe. O mundo é o resultado de combinações atômicas aleatórias e casuais. Não existe participação divina no processo. Os naturalistas têm em comum a negação de que o homem sobrevive à morte e a negação de qualquer juízo futuro. Evolucionismo “clássico ou ateísta: O universo e a vida se desenvolveram naturalmente, sem interferência divina nenhuma. O ser humano é fruto de um processo evolutivo aleatório. Para este também podemos usar o nome de "materialismo" e "naturalismo". 

 👉🏿 (1)Evolucionismo deísta: um Ser superior (pode ser Deus ou não) foi a causa inicial da origem do universo e da vida. A evolução das espécies, porém, ocorreu naturalmente ao longo dos milhões de anos. O ser humano é fruto de um processo evolutivo aleatório, embora teria recebido o sopro divino ao final de sua evolução. 

👉🏿 (2) Evolucionismo teísta: o real conceito é de um desenvolvimento da vida e do universo guiado e direcionado por um projetista divino (Deus). O ser humano é fruto de um processo evolutivo ordenado e regido por Deus, tendo, na sua conclusão, recebido o sopro divino. 

👉🏿 (3) O Criacionismo fiat: em latim, quer dizer haja. Assim Jerônimo traduziu a palavra “CRIOU” em Gn 1. A expressão significa que o Senhor Deus não precisou de qualquer matéria original para levar o efeito da criação.

👉🏿 (4) Criacionismo progressivo: vê a obra criadora como uma combinação de uma série de novos atos criativos (criou de novo; criou novamente.) entre esses atos especiais de criação, o desenvolvimento ocorreu por meio da micro evolução, onde a evolução ocorre dentro da mesma espécie e não macro evolução, onde a espécie evolui para espécie. Vemos então nestas primeiras aulas, as concepções de Origem dos Seres Humanos, por meio da visão bíblica e outros conceitos estudados. 

Nenhum comentário: