domingo, 15 de dezembro de 2019

hamartiologia - Os Resultados do Primeiro Pecado - Parte 2


       Os Resultados do Primeiro Pecado  

A primeira transgressão do homem teve os seguintes resultados: 

1. Depravação Total da Natureza Humana - O homem é considerado um ser moral. Ser moral é alguém responsável diante de Deus (Autodeterminação – Rm 14:12). Depravação significa a corrupção moral da natureza humana. Refere-se ao estado de pecaminosidade natural do não regenerado.
O contágio do seu pecado espalhou-se imediatamente pelo homem todo, não ficando sem ser tocada nenhuma parte da sua natureza, mas contaminando todos os poderes e faculdades do corpo e da alma. Essa completa corrupção do homem é ensinada claramente na Escritura, Gn 6:5; Sl 14:3; Rm 7:18. Na vontade essa depravação manifestou-se como incapacidade espiritual

2. Perda da Comunhão com Deus - Imediatamente relacionada com a matéria do item anterior, deu-se a perda da comunhão com Deus mediante o Espírito Santo. Esta é simplesmente o reverso da completa corrupção mencionada no parágrafo anterior. Ambos podem ser combinados numa única declaração, de que o homem perdeu a imagem de Deus no sentido de retidão original. Ele rompeu com a verdadeira fonte de vida e bem-aventurança, e o resultado foi uma condição de morte espiritual, Ef 2:1; 5; 12; 4:18. Por isso, surgem as angústias, depressões e falta de propósito, perguntando-se "Quem eu sou?

3. Mortea morte está intimamente relacionada ao primeiro pecado do homem. O pecado que ocorre quando Adão infringe a ordem de Deus, e não quando Eva alimenta-se do fruto proibido, pois a ordem foi dada diretamente a Adão. A penalidade assim proposta foi executada e a morte em sua tríplice forma lhes foi imposta. 

(1) A morte espiritual , não significa extinção ou aniquilação, mas separação do homem em relação a Deus e as coisas espirituais, o qual veio sobre eles no momento em que pecaram;
(2) A morte física começou imediatamente o seu processo de desintegração e a eventual separ ação da alma e espírito do corpo; bem como, redundou também numa necessária mudança de resistência, fazendo o envelhecer. O homem foi expulso do paraíso, porque este representava o lugar da comunhão com Deus, era símbolo da vida mais completa e de uma bem aventurança maior reservadas para ele, se continuasse firme. Foi--lhe vedada a árvore da vida, porque esta era o símbolo da vida prometida na aliança das obras. E; (3) A Morte eterna do pó do qual fora tomado, Havendo pecado, ele foi condenado a retornar ao pó Gn 3.19. Diz nos Paulo que por um homem a morte entrou no mundo e passou a todos os homens, Rm 5:12, e que o salário do pecado é a morte, Rm 6:23. A morte eterna nos leva a uma condição, revelando que ainda estamos em um estado de consciência, reconhecendo que possuíamos o poder de escolha entre o Céu e a danação eterna. Omitir de escolher o Céu, automaticamente, o faz escolher a danação eterna. 
4. Consciência do Erro-se Esta mudança da condição real do homem refletiu se também em sua consciência. Houve, consciência da corrupção, revelando primeiramente, uma se no sentido de vergonha, e no esforço que os nossos primeiros pais fizeram para cobrir a sua nudez. E depois houve uma consciência de culpa, que achou expressão numa consciência acusadora e no temor de Deus que isso inspirou. Por todos estes desdobramentos aqui citados, submeta seu coração a Deus e fuja do pecado. “Não há ontem tão pecador, que o hoje no amor de Deus não transforme num amanhã de santidade e de vitórias."

Nenhum comentário: