segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Hamartiologia - A ideia Bíblica acerca do pecado - Parte 3

Palavras Bíblicas para o Pecado - Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus Romanos 3:23   

1. Pecado é transgressão - É passar por cima da linha divisória, traçada por Deus, entre o bem e o mal (I Jo.3:4; I Sm.15).  
2. Pecado é erro - como erro, significa desvio do caminho ou rota proposta (Mt.18:15).  
3. Pecar é errar o alvo - Na Bíblia, errar o alvo significa não atingir seu objetivo (Lc.15:18,21). Como tal, denota a falha do homem em alcançar o padrão ideal divino para o caráter humano. (Rm.7:17-18).  
4. Pecado é uma intromissão da vontade própria (contrária a Deus) na esfera da autoridade divina - O meu querer interferindo no querer de Deus (Rm.1:18-32).  
5. Pecado é iniquidade - (Mt.7:23; Rm.4:7). Uma das manifestações mais comuns do pecado é a descrença ou Incredulidade.   Todavia, ao se dar a ideia bíblica do pecado, é necessário chamar a atenção que: 
1. O PECADO É O MAL NUMA CATEGORIA ESPECÍFICA. Hoje em dia ouvimos falar muito do mal, e relativamente pouco do pecado; e isso é muito enganoso. Não se deve confundir o pecado com o mal físico, com aquilo que é danoso ou calamitoso. 

O pecado é um mal moral. E as palavras utilizadas para pecado, indicam um teor ético. Não é uma calamidade que sobreveio ao homem e arruinou sua felicidade, mas um curso que o homem decidiu seguir deliberadamente e que o leva a ruina. Fundamentalmente não é uma coisa passiva, como uma fraqueza, um defeito, ou uma imperfeição pela qual não podemos ser responsabilizados, mas uma ativa oposição a Deus, e uma intencionalidade na transgressão da Sua lei, constituindo culpa. O pecado é o resultado de uma escolha livre, porém má , do homem. Este é o ensino claro da Palavra de Deus. Gn 3:1 Rm 1:18-32; 1 Jo 3:4.6; Is 48:8; 

2. O PECADO TEM CARÁTER ABSOLUTO
 Na esfera ética, o pecado tem um caráter absoluto, de depravação e corrupção do ser moral, e a transição do bem para o mal não é de caráter quantitativo, e sim, qualitativo. Um ser moral bom não se torna mau por uma simples diminuição da sua bondade, mas somente por uma mudança qualitativa radical, por um volver ao pecado. O pecado não é um grau menor de bondade, mas mal positivo. O homem está do lado certo ou do lado errado, Mt 10:32, 33; 12:30; Lc 11:23; Tg 2:10. 

3.O PECADO SEMPRE TEM RELAÇÃO COM DEUS E SUA VONTADE 
Os mais antigos teólogos compreendem que é impossível ter uma correta concepção do pecado sem vêlo em relação a Deus e Sua vontade e, portanto, acentuavam este aspecto e normalmente falavam do pecado como “falta de conformidade com a lei de Deus”, transgredindo seus decretos em pensamentos, palavras ou ações. É a separação, a oposição e o ódio a Deus, e isto se manifesta em constante transgressão da lei de Deus, em pensamento, palavra e ato. As seguintes passagens mostram claramente que a Escritura vê o pecado em relação a Deus e Sua lei, quer como lei escrita nas tabuas do coração, quer como dada por meio de Moisés. Rm 2:1214; 4:15; 1 Jo 3:4.

 4. O PECADO INCLUI A CULPA E A CORRUPÇÃO
 A culpa é o estado de merecimento da condenação ou de ser passível de punição pela violação de uma lei ou de uma exigência moral. Ela expressa a relação do pecado com a justiça ou da penalidade com a lei. E é inseparável do pecado.

Não é inerente ao homem, mas é o estatuto penal do legislador, que fixa a penalidade da culpa. Pode ser removida pela satisfação pessoal ou vicária das justas exigências da lei. Mt 6.12; Rm 3.19; 5.18; E f 2.3. Por corrupção entendemos a corrosiva contaminação inerente, a que todo pecador está sujeito. É uma realidade na vida de todos os indivíduos. Todo aquele que é culpado em Adão, também nasce com uma natureza corrupta, em consequência. Ensina se claramente a doutrina da corrupção do pecado em passagens como, Jó 14:4; Jr 17:9; Mt 7:15 19.20; Rm 8:5; Ef 4:17. 

 5. O PECADO TEM SUA SEDE NO CORAÇÃO
 O pecado não reside nalguma faculdade da alma, mas no coração, que na psicologia da Escritura é o órgão central da alma, onde estão as saídas da vida (Pv 4:23). E desse centro, sua influência e suas operações espalham se para o intelecto, a vontade, as emoções em suma, a todo homem, seu corpo inclusive. Em seu estado pecaminoso, o homem completo é objeto de desprazer de Deus. Havia uma tendência do coração, quando o pecado entrou no mundo. O que está em perfeita harmonia com as descrições bíblicas de: Jr 17:9; Mt 15:19, 20; Lc 6:45; Hb 3:12.

 6. O PECADO NÃO CONSISTE APENAS DE ATOS MANIFESTOS
 O pecado não consiste somente de atos, mas também de hábitos pecaminosos e de uma condição pecaminosa da alma. 
Estes três âmbitos se interrelacionam do seguinte modo: O estado pecaminoso é a base dos hábitos pecaminosos, e estes se manifestam em ações pecaminosas. Também há verdade, porém, na alegação de que os atos pecaminosos repetidos levam ao estabelecimento de hábitos pecaminosos. As ações e as disposições pecaminosas do homem devem ser atribuídas a uma natureza corrupta, que as explica. As passagens citadas provam com clareza que o estado ou a condição do homem é completamente pecaminosa. 

Mt 5:22, 28; Rm 7:7; Gl 5:17, 24,  Em conclusão, e outras. pode se dizer que se pode definir o pecado como falta de conformidade com a lei moral de Deus, em ato, disposição ou estado. 

Nenhum comentário: