sábado, 16 de novembro de 2019

Panorama do Antigo Testamento (2)

     Panorama do Antigo Testamento  
Para estudar a Bíblia, é necessário que se tenha uma noção geral do que está nela, assim, podemos entender plenamente a Palavra que Deus nos quer trazer. O Antigo Testamento possui trinta e nove (39) livros, esses livros foram escritos em hebraico e outros poucos, em aramaico (sendo a minoria deles).

 Esses livros foram dividimos em algumas categorias, veja:

CATEGORIA      -     NÚMERO DE LIVROS

👉🏿Livros da Lei - Pentateuco Cinco (5) livros. 

👉🏿Livros Históricos - Doze (12) livros. 

👉🏿Livros Poéticos - Cinco (5) livros. 

👉🏿Livros Proféticos - Dezessete (17) livros. 

Para compreender esses livros, devemos saber que, em relação as datas, elas são aproximadas, não exatas. 

O Pentateuco, ou seja, os livros da Lei (os cinco primeiros) foram:

(1) Gênesis, 
(2) Êxodo,
(3) Levítico, 
(4) Números 
(5)e Deuteronômio. 

Eles foram escritos por Moisés e são conhecidos na Bíblia judaica como ‘’Thora’’.

 Os Livros Históricos - relatam os fatos ocorridos na história do povo Hebreu, destacando suas conquistas, fracassos e o início da monarquia. Nesse livro, podemos perceber a ação de Deus junto ao povo Judeu. 

Os Livros  Poéticos - enfatizam  especialmente Jó, que pode ter sido, cronologicamente, o primeiro  livro a ser escrito. Com uma linguagem mais  poética, é descrito cânticos, poesias,  orações  e declarações ao Deus todo  poderoso. 

Os Livros  Proféticos - estão divididos em  duas partes: Profetas Maiores e Profetas  Menores, assim sendo devido a  quantidade de informações de cada livro. Em sua Bíblia, observe que, normalmente na primeira  página, consta uma  série  de  fatores que lhe  ajudam  a  entender ainda  mais o  livro sagrado  e  seus eventos.  Enriqueça  o  seu  conhecimento  com essa  prática. 

Nenhum comentário: