terça-feira, 19 de novembro de 2019

Atos dos Apóstolos - Parte 2


 Em continuidade à aula anterior, nessa aula nós vamos falar sobre o Pentecoste e o que esse evento representa à Igreja. Veremos também a ação do Espírito Santo ao repartir o dom de línguas em uma comparação à Carta aos Coríntios. No Brasil, apenas 2% dos evangélicos são considerados não pentecostais. O que se entende, então, por igreja renovada ou tradicional? Quando se fala em igreja renovada, estamos relacionandoa aos dons. O evento de Pentecoste era uma festa agrícola e toda Israel vinha para Jerusalém celebrar a produtividade da terra. Pentecoste também tem um lado festivo memorativo, de lembrar o que Deus fez, da libertação, do deserto etc. Portanto, é uma festa de agradecimento. Podemos fazer um paralelo dessa festa com a Torre de Babel. Nessa torre temos um grupo de homens querendo subir aos céus e o que Deus faz para separálos é confundilos através das línguas. Já em Atos, é através da confusão das línguas que as pessoas podem ser enxertadas no Reino. Portanto, a mistura de línguas em Atos não é para afastar, mas para aproximar. Porque cada uma dessas línguas abre espaço para que todos as entendam e que também façam parte. A maldição de Babel é quebrada em Atos 2. 

O primeiro milagre que vemos é o que o Espírito Santo tem de interpretar. Acontece no ouvido, as pessoas são capazes de ouvir o que não podiam. O milagre de Pentecoste, portanto, é o milagre da interpretação. Nos dias atuais temos problema de dificuldade em interpretar tudo o que é dito. Vemos então, em Atos 2, uma possibilidade de se interpretar a vida de uma forma diferente. 

Entender Atos 2 é acreditar que o Espíritos Santo vai traduzir a nossa vida de um jeito que ela precisa ser traduzida para que a nossa vida faça sentido para quem assiste

O capítulo 2 de Atos começa dizendo que eles estavam reunidos para o dia de Pentecoste. Naquele dia iam comemorar uma festa, estavam reunidos por ocasião da festa agrícola, havia uma atitude de adoração e contrição. No versículo 2 podemos ver duas experiências sobrenaturais. “Derepente veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados. E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles.” Atos 2:2,3 Primeira experiência sobrenatural Tratase da experiência da audição. Enquanto as pessoas estavam reunidas esperando os acontecimentos da festa (comida, confraternização etc.), estavam orando. Durante a oração veio sobre eles um som, portanto, o primeiro milagre está acontecendo no ouvido, no sentido da audição. Estão escutando algo sobrenatural: “som como de um vento forte”.

A segunda experiência sobrenatural Esta é da visão. Observe, no versículo, que não tinha vento, e sim o som. O vento era algo sobrenatural (Espírito santo). A segunda experiência, portanto, foi de visão: eles viram línguas repartidas como de fogo pousando sobre suas cabeças. Entender a festa de Pentecoste irá nos ajudar a entender o propósito de tudo. Em Jerusalém havia habitantes de diversas localidades (homens de todas as nações debaixo do céu). O que atraia aquela multidão era o som: o mesmo som que foi ouvido, primeiro pelos apóstolos, depois por todos que estavam ali esperando pela festa. Então todos se juntaram confusos para ver o que estava acontecendo e cada um ouvia em sua própria língua. Portanto, o Pentecoste tem que ser entendido como um fenômeno de interpretação do Espírito Santo. Todos estão confusos porque cada um ouve na sua língua (v.6). Observe que se tratava de um grupo de pessoas simples, muitas sem estudo, sem condições e preparo pra falar todas aquelas línguas. No entanto, começam a ouvir aquele barulho, cada um escutando falar coisas na sua língua. Provocação: Qual a semelhança desse dom de Atos com o dom de Coríntios a que Paulo exorta a Igreja? Qual relação tem esse dom que podemos encontrar em Coríntios? Façamos uma breve análise: 
👉🏿Coríntios: O dom de línguas é usado na Igreja, e quem manifesta esse dom está edificando a si mesmo. Ou seja, o portador do dom edificase a si mesmo. Tratase de uma linguagem sobrenatural. 
👉🏿Em Atos O dom de línguas é repartido e as pessoas estão falando de uma forma que todos entendem. Trata se de uma linguagem humana (guiada de forma sobrenatural). Isso nos leva a entender que existem dons de línguas diferentes, sendo que o Livro de Atos 2 fala de uma realidade e Coríntios fala de outra. No entanto, quando falamos de Pentecoste, algumas pessoas, mesmo lendo Atos, pensam em Coríntios. Mas nós precisamos nos atentar ao fato de que o que acontece em Atos é radicalmente diferente do que acontece em Coríntios. “tanto judeus como convertidos ao judaísmo; cretenses e árabes. Nós os ouvimos declarar as maravilhas de Deus em nossa própria língua!" Atos 2:11 Todos esses povos começaram a escutar de forma sobrenatural a proclamação do Evangelho, as grandezas de Deus, anunciando as Suas grandezas. Eles estão anunciando o Evangelho de um Cristo que morreu e ressuscitou, estão pregando a verdade do Evangelho. 
“Atônitos e perplexo todos perguntaram uns aos outros: o que significa isto?"
Atos  2:12 Pedro começa a pregar e explicar o Evangelho. O resultado dessa pregação são as primeiras conversões. “Quando ouviram isso, os seus corações ficaram aflitos, e eles perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: "Irmãos, que faremos? Os que aceitaram a mensagem foram batizados, e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas”. Atos 2:37,41 - Não podemos pensar em Pentecostes sem pensar em 3000 almas. A festa de Pentecoste celebrava a colheita. Da mesma forma, hoje, reunidos para celebrar o Pentecoste, mais uma vez as pessoas têm motivo para celebrar uma colheita: a primeira grande colheita da Igreja, de 3000 almas. 

👉🏿Sobre a ênfase dos dons em Atos e Coríntios, temos em Atos 2 uma ênfase evangelística, onde o dom de línguas tem o objetivo de alcançar almas. 
 👉🏿Já o dom de Coríntios tem objetivo de edificar o Corpo de Cristo. 

Isso precisa ficar muito claro, para que entendamos a diferença entre um dom que nos empurra a fazer uma grande colheita e o dom que ajuda a fortalecer o Corpo de Cristo.
Infelizmente, muitos ainda confundem esses dons, por isso precisamos caminhar algumas milhas para compreendermos com mais profundidade o episódio de Atos 2. Entendêlo é de uma riqueza inestimável ao Evangelho. 
Estamos falando de um texto que nos leva a querer ser verdadeiramente pescadores de almas. Atos 2 precisa acender a nossa paixão por ver o Reino de Deus se expandir. 

Nenhum comentário: