segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Os Evangelhos - Parte 2


Nesse capítulo nós temos a continuação da explicação dos sermões no livro de  Mateus. Conforme visto na aula anterior, Jesus ensina aos discípulos o conceito  das bem aventuranças, no Sermão do  Monte. 

 E  ele continua: 

👉🏿Os  que  são  perseguidos:

  São aqueles não precisam se sentir excluídos Puros de coração: Pureza é  colocar todo o coração em Cristo ser  servo de apenas um senhor. É Ao  fazermos uma leitura do Sermão do  Monte, é importante observarmos que,  para cada grupo de bem aventurança,  existe sempre uma recompensa: “Bem aventurados os que choram porque eles  serão consolados”. 

SERMÃO DA SEARA

 aventurados os que choram, Este é um  sermão específico, que foi feito apenas  para os discípulos. Nesse sermão Jesus  está preparando, animando e fortalecendo cada um deles.

TERCEIRO SERMÃO 

Este é um sermão que Jesus faz na praia, junto a uma coletânea de parábolas, a fim de ensinar a multidão. A primeira parábola que Ele usa é a do semeador. A parábola do semeador Jesus fala de quatro situações diferentes, quando a semente é semeada.

 👉🏿A que cai à beira do caminho: 

A pessoa ouve, mas o inimigo leva toda aquela ministração. A que cai no meio das pedras: A pessoa recebe com alegria o Evangelho, mas termina com angústia, que é quando começa a perseguição da Palavra.

👉🏿A que cai no meio das pedras: 

A pessoa recebe com alegria o Evangelho, mas termina com angústia, que é quando começa a perseguição da Palavra.

👉🏿 A que cai no meio dos espinhos:  

A palavra entra, mas os cuidados com esse mundo sufocam a mensagem do Evangelho. 

👉🏿As que são lançadas em solo fértil:

 Essas dão frutos a Deus. A parábola do joio e do trigo Essa tem uma relação com a parábola anterior. E qual é essa relação? São justamente os solos que não conseguiram produzir a boa semente que irão produzir o joio. Ou seja, o Evangelho que caiu naqueles solos ruins, em vez de virar trigo, acaba virando joio. Isso significa que as parábolas não estão desconectadas.

O SERMÃO DA SINAGOGA 

Neste sermão, Jesus está combatendo os pensamentos dos fariseus, principalmente quando eles colocam toda a sua consciência na tradição oral, esquecendo a essência da lei. 

SERMÃO DA CIDADE

 Jesus está falando sobre a necessidade de nascer de novo para entrar no Reino. Ele fala sobre a característica para nascer de novo que é ser humilde. Depois, Jesus conta a Parábola do Credor, mostrando que, para fazer parte do reino, o perdão tem que fazer parte da conduta, ética e estilo de vida. Assim, para fazer parte do reino, recebemos perdão e precisamos perdoar. 

  É impossível ser um cidadão do Reino sem viver uma vida de humildade e perdão. Essas duas características são inegociáveis. 

SERMÃO ESCATOLÓGICO 

Este livro fala de forma significativa sobre escatologia, que vem da palavra “eschaton” que significa “as últimas coisas”. Assim sendo, o Sermão Escatológico fala a respeito das últimas coisas. Na época, Herodes estava promovendo uma grande reforma e os discípulos chamam a atenção de Jesus pela beleza do Templo. Ele então diz que aquele local seria destruído, não restando pedra sobre pedra. Feito isso, faz uma analogia entre os últimos acontecimentos e as dores de um parto. 
De acordo com Jesus, haverá uma primeira parte, que é o Princípio das Dores. Ele as compara às contrações no final da gravidez, quando também esse período será encurtando cada vez mais. E assim, Jesus faz uma relação entre o princípio das dores como sendo o princípio das contrações de uma mulher prestes a dar à luz. Essa mulher é o mundo; o nascimento é a volta de Jesus Jesus então nos mostra vários sinais que indicam essas contrações, evidenciados no princípio das dores. Note que esse é o “princípio das dores” portanto, não é o fim, é a penas o começo.

Veja os sinais: 

👉🏿 Os falsos profetas:

 É a primeira contração de todas as contrações. 👉🏿Guerras, rumores de guerras: Como temos hoje em dia 👉🏿Calamidades: catástrofes naturais, pestes, tsunamis, aids etc.

 👉🏿Perseguição: Quando Jesus falou sobre perseguição, ele e seus discípulos eram a minoria. Ele antecipou séculos da história onde a perseguição seria muito mais forte. 

👉🏿 Evangelho sendo pregado por todo o mundo: O momento em que o Evangelho chegar a todas as pessoas. 

👉🏿 Divisão familiar: um pai entrega o seu filho porque ele se converteu à fé cristã. Tempos em que irmão entrega irmão dentro da própria família. Ódio generalizado contra os cristãos. À medida que observamos todos esses sinais nos dias de hoje, é possível entendermos que o final está cada vez mais perto. 

Os sinais estão se intensificando

O próximo período que Jesus nos ensina no sermão é o período da Grande Tribulação. 👉🏿1º período: Princípio das dores, 
👉🏿 2º período: Grande Tribulação A Grande Tribulação é o período na história de maior sofrimento. Nunca houve nem haverá nada perecido. É um período onde as coisas chegam ao seu limite extremo, um período único no sentido de gravidade. Jesus fala que nesses dias haverá alguns escolhidos (igreja). Por isso entendemos que existe parte da Igreja que vai estar aqui nesse período. Podemos concluir então que a grande tribulação é a intensificação máxima das dores do parto. O princípio das dores é marcado pelos 7 sinais. Temos então o início da grande tribulação que é marcado pelo aparecimento do abominável da desolação, que é o anticristo. Depois disso, temos então a vinda de Jesus. 



 

Nenhum comentário: