sábado, 23 de novembro de 2019

Cartas gerais - Parte 2

 
👉🏿1 Pedro - Esperança é a palavra-chave. Pedro nos convoca a ter uma esperança que atraem os outros, traz exortações e a ser paciente no sofrimento. “6 Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações, 7 para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo; [...] 9 obtendo o fim da vossa fé: a salvação da vossa alma.” O livro de Hebreus também foi escrito para os que deviam buscar a esperança. O livro de Rute também enfatiza este assunto, tal qual também faz o Apocalipse. Diversos outros livros também têm esse propósito de nos trazer esperança para saber se posicionar perante o sofrimento. 

 Dentre eles está I Pedro.

 👉🏿 Salvação - A perseverança na Salvação: a chamada e a vocação do crente (1:3; 2:10)  Podemos encontrar a explicação doutrinária de Pedro, comparando-a com a de Paulo, em:

👉🏿 Salvação - Esperança do futuro (3-5), Paulo chama esta Salvação de Glorificação

👉🏿Salvação - O gozo do presente (6-9) Paulo chama esta Salvação de Santificação.

👉🏿 Salvação - A experiência do passado (10-12) Paulo chama esta Salvação de Justificação. 
Podemos afirmar que, fomos salvos no passado, pela justificação, somos salvos no presente, pela santificação. Buscar salvação é buscar a santidade. A salvação no futuro é a glorificação.  

Submissão

 👉🏿Submissão: a conduta do crente (2:11; 3:12) Somos um povo que sabe sobre submissão, que isto faz parte da nossa essência. A base da nossa submissão é Jesus Cristo. O sofrimento muitas vezes funciona como disciplina do crente, não que isso seja um culto ao sofrimento, mas uma forma de aperfeiçoar o caráter. (3:13; 5:11).E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” (Rm 8: 28) Não use o sofrimento como desculpa para praticar aquilo que é mal, sempre temos que fazer o bem seja qual for a situação, assemelhando-se a Deus.

 👉🏿(1) Este sofrimento está no mundo (3:13; 4:6), 

👉🏿 (2) na igreja (4:7; 5:7)

👉🏿 (3) e nos lugares celestiais (5:8-11). II Pedro Advertência contra as heresias é a chave do livro de II Pedro. Há esse combate ao gnosticismo e demais heresias. A nominação Falsos Mestres aparece de forma surpreendente em toda a Bíblia, principalmente neste livro, nos alertando sobre a importância de observar e guardar sobre falsos mestres, falsos ensinos e heresias.

Compare Judas e II Pedro , ambos abordam sobre o mesmo tema

A preocupação desses livros é abordar estas heresias que entram nas igrejas e confundem os ensinamentos. Podemos ver nas seguintes citações o que a igreja enfrentava já naquela época 

👉🏿(1)Negação de Cristo 2:1

👉🏿(2)Desafio da autoridade apostólica 2:1-,10-12

👉🏿(3)Corrupção moral 2:2

👉🏿(4)Avareza 2:3,14,15

👉🏿 (5)Escárnio com respeito a volta de Cristo 3:1-16 - No final das contas, temos pessoas que não entendem quem é Cristo, desafiando as Escrituras, movidos pela compulsão de coisas além da necessidade, descrentes da volta de Cristo. Uma heresia que devemos conhecer pois ela pode estar presente em nosso meio é o Gnosticismo. Fundamentado no conhecimento através de uma Iluminação, o homem começa a questionar a autoridade das Escrituras, alegando ter um conhecimento maior que os dos apóstolos. Esses mestres gnósticos sempre reivindicam autoridade para si se colocando em pé de igualdade com a palavra de Deus. Sugiro ao querido irmão que pesquise, estude, leia, pois ao longo de toda história da igreja, o Gnosticismo tem sido um dos principais inimigos, entra no meio da igreja com aspecto de uma grande espiritualidade, se apresentam como profundos conhecedores das coisas sobrenaturais, mas desprezam as verdades centrais do evangelho, eles sempre estiveram entre nós. 
 👉🏿 Minha preocupação pastoral é:
esteja atento, saiba quem eles são, e principalmente saibam diferenciar o ensino falso do ensino verdadeiro. Conhecimento verdadeiro 1:3-21 O conhecimento verdadeiro é o contrário do que os falsos mestres ensinavam e é evidenciado da seguinte forma: 
👉🏿Fé, 
👉🏿 Virtude, 
👉🏿 Conhecimento,
👉🏿 Domínio próprio, 
👉🏿 Perseverança,
👉🏿 Piedade, 
👉🏿 Fraternidade, 
👉🏿 e Amor. 

 Conhecimento falso (2:1-22) 

  O conhecimento falso é evidenciado: 

👉🏿 (1)Mestres falsos, 
👉🏿 (2)seu caráter,
👉🏿 (3)seu pecado, 
👉🏿 (4)seu fim 
👉🏿 (5)e os Ensinos falsos.

 Judas  

Forte semelhança com II Pedro.
Vemos que  enquanto  o  livro de  Efésios nos  conta  de  uma  batalha  interna e  externa  ( dentro  e  fora  de  nós),  onde  a  fé  nos  garante  a  vitória,  onde  a  fé  nos protege  na  guerra.  Judas  nos  conta  de  uma  batalha  pela  fé,  não  sobre  o  risco  de perder  a  fé,  mas  sobre  a  realidade  da  contaminação  a  luta  para  que  a  nossa  fé não  seja  distorcida  pelos  falsos  mestres.  Sendo  uma  luta  pela  fé  (interna) o livro de  Judas  denuncia  os  falsos  mestres  (5:16)  nos  expondo uma  luta  urgente para  de  escrever  sobre  salvação  do  evangelho  (ou  adia)  para escrever sobre essa  luta  sobre  a  fé,  isso  revela  a  urgência  da   batalha os falsos ensinamentos e falsos mestres. (Capítulo  1)  Nos  versículos  22  e  23,  é  evidenciado  o  cuidado  ater  com  as  pessoas  que  estão  confusas  com  a  doutrina,  de  forma  que  você  as exorte,  sem  ser contaminado.

I) Os  falsos  mestres: 

Cruzam  o  limite  entre  ousadia  e arrogância.  Cruzam  essa  fronteira  de forma  sutil  assim  quando  somos  influenciados  por  eles,  um  dia  lutamos  com ousadia  depois  sem  perceber  de  sermos  contaminados  na  nossa  fé  lutamos  com arrogância.  Os  Falsos  mestres  difamam  o  que  não  entendem.  Até  no  que é instintivo  se  corrompem.  Judas  compara  o  ensino  dessas  pessoas  com caminhos ruins.

 II) Os caminhos dos falsos Mestres:

a) Caminho  de  Caim:  matar em  vez  de  cuidar por causa  da  Inveja.  Oferta errada,  intenção  errada,  culto  distorcido. b)  Caminho  de  Balaão: Ganância  que  faz  com  que  se  ame  o  prêmio  da injustiça.  Ensinou  como  o  inimigo,  tinha  que  fazer  para  o  povo  de  Israel  receber juízo  de  Deus,  em  outras  palavras,  ensinou  o  inimigo  a  fazer  o  povo  de  Israel quebrar a  aliança. 
c) Caminho  de  Coré: rebelião. 

 III) Falsos mestres destruindo a festa  ágape: 

a)  São  como  rochas  submersas,  são  um  verdadeiro  perigo  invisível  para a  navegação.  A  idéia  é que  quando eles se instalam  no  meio  do  povo  dificultando a  vida  cristã,  provocando  verdadeiros acidentes da  fé  ou  na  fé. 

b) Nuvens vazias, 

c) Árvores  sem  frutos  e  arrancadas (dupla  morte), 

d) Ondas  fortes e  sujas, 

e) Estrelas errantes, 
De acordo com o teólogo Timothy Keller, o cristianismo é a única religião a afirmar que você vai para o céu baseado na obra de Jesus Cristo, permanecendo na aliança, em perfeita obediência sendo alcançado pela graça de Jesus, com o coração transformado. Não viva de qualquer forma, posicione se perante os hereges que menosprezam o Evangelho. O Evangelho é capaz de transformar seu coração. Paul Washer ilustra que, se alguém chegasse em sua casa completamente são de suas faculdades e habilidades motoras, alegando que teria acabado de sofrer um atropelamento por uma Scania, você não iria acreditar. 
O mesmo ocorre com o Evangelho, ninguém que bata de frente com ele, permanecerá a mesma pessoa. É impossível ser encontrado por Deus e viver da mesma forma, o Evangelho altera nossa natureza de tal forma que temos prazer em obedecer, combatendo os falsos profetas que ousam deturpar o Evangelho. Somos salvos pela graça de Jesus Cristo.

Para se inteirar nos estudos destas cartas de Pedro leam o meu blog sobre comentários biblicos clicando no link a baixo. 

http://ccrcbdmpn.blogspot.com


Nenhum comentário: