segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Os Evangelhos - parte 3

Neste capítulo nós teremos a continuação do estudo dos livros do Evangelho. Na sequência, os livros de Marcos, Lucas e João. 
LIVRO DE MARCOS

 Vamos começar com o livro de Marcos a partir de uma palavra: “kerigma” apostólico - significa anúncio, proclamação. Assim, o que encontramos no livro de Marcos é uma base apostólica que é construída a partir de kerigmas. No livro de Marcos nós o encontramos chamando Jesus de Jesus Nazareno.

👉🏿Nesse nome, podemos ter uma ênfase de sua identificação com os homens: ele andou entre nós, sujou as sandálias, comeu conosco, sentou à mesa, ouviu nosso choro... Enfim, ele é um Deus que entrou na história e esteve entre nós. Esse nome, portanto, traz uma ideia de proximidade, mostrando que o Deus que andou no nosso meio - e que estava aqui conosco o tempo todo -, vem de Nazaré, tinha um endereço. E por intermédio de Deus, realizou sinais e prodígios, atestando sua divindade. Até mesmo a morte de Jesus não é vazia, pois trata-se de uma obra de redenção. Isso, porque enquanto está morrendo, Ele está consumando nossa obra. Dessa forma, temos um Jesus Nazareno que morreu por conta de uma obra pensada pelo pai. E assim como morreu, Ele ressuscitou, fazendo-se o Cristo ressurreto. É quando a morte encontra um adversário capaz de sobrepujar. E ainda Jesus tem a chave da morte e do inferno; e a morte não pode se governar por si própria porque foi vencida. A morte deve submissão ao nosso Jesus. E então vemos esse Jesus que, atestando sua vinda com sinais e prodígios, revela sua obra de redenção vencendo a morte, sendo, depois disso, glorificado. E depois da Sua ressurreição vem Sua ascensão, quando Ele ascende aos céus e se assenta à destra de Deus.       

LIVRO DE LUCAS 

 O livro de Lucas possui uma introdução metodológica e investigativa. Ele começa o capítulo 1 dizendo que fez uma apuração dos fatos. É cuidadoso, defende o Evangelho contra uma série de heresias.👉🏿Nesse livro também encontramos muitos cânticos e uma presença forte e maciça de mulheres. A ressurreição nesse livro ganha uma ênfase destacada. Enquanto Mateus se preocupa com a entrada do reino, Lucas fala da vida no reino. Lucas e Atos são escritos como um único livro, onde vemos a ação do Espírito Santo de uma maneira muito forte. Por conta disso, existe uma expressão muito presente no livro: “cheio do Espírito”. Portanto, é onde encontraremos vários personagens que foram cheios do Espírito, a fim de cumprirem seus papeis. E assim, com a leitura do Livro de Lucas, nós vamos concluir que fomos criados para sermos cheios do Espirito Santo. E que, se não estivermos cheios d’Ele, não vamos ocupar o lugar na história que Deus destinou a cada um de nós. Assim sendo, essa é uma condição necessária para chegarmos onde temos que chegar.

  Vamos conhecer alguns desses personagens que foram cheios de Espírito Santo: 
👉🏿 João Batista 

 No capítulo1, versículo 15, vemos o primeiro personagem cheio do Espirito. Trata-se de João batista, que é cheio do Espírito Santo ainda no ventre da mãe. Isso o marca para uma missão de converter a muitos da casa de Israel.

👉🏿Maria

 É o segundo personagem cheio do espírito que encontramos. Ela recebe um grande milagre, que é gerar o messias.

👉🏿 Isabel 

 Cheia do Espírito Santo, reconhece Maria, chamando-a de bendita entre as mulheres. Também reconhece quem é o Messias e o louva. 

👉🏿 Zacarias  

Ele profetizou, adorou a profecia como sendo um movimento de estar cheio do Espírito Santo. Reconhece a adoração como algo de quem é preenchido pelo Espírito Santo.

👉🏿 Simeão   

Tinha um desejo de, antes de morrer, ver o salvador chegar. Cheio do Espírito Santo, conseguiu esperar o tempo de ver essa promessa chegar à sua vida.

 Povo 

 Havia uma promessa de que Jesus nos batizaria no Espírito Santo. Quando isso aconteceu na vida de algumas pessoas nos livros de Lucas e Atos, vemos o quanto isso marcou a vida de cada um deles. Da mesma forma acontecerá com o crente dos dias de hoje, que terá essa marca a fim de cumprir o seu papel na história. 

  Não podemos cumprir os nossos papéis se não estivermos cheios do Espírito Santo

Dois acontecimentos importantes:

👉🏿 O batismo de Jesus

 Lucas também fala sobre o batismo de Jesus como um ato marcado por esse encher do Espírito Santo. Foi no momento de Seu batismo que se ouve uma voz que diz: “este é meu filho amado”. E assim vemos o próprio Pai testemunhando do Filho. Da mesma forma, só teremos um testemunho de Deus a nosso respeito se estivermos cheios do Espírito Santo.

👉🏿 A tentação

 O Espírito Santo levou Jesus para ser tentado. Entendemos, assim, que somos provados para sermos aprovados. O próprio Espírito Santo, entendendo que o propósito de Deus era revelar ao homem um Cristo aprovado, leva-o para que ele seja tentado. No livro de Lucas, portanto, vemos no ministério de Jesus a marca de estar cheio do Espírito Santo - era assim, inclusive, que ele ensinava na sinagoga. Da mesma forma, também vemos, por todo o livro, o Espírito Santo enchendo as pessoas para cumprirem seu papel na história.

 LIVRO DE JOÃO 

 Uma realidade distinta dos demais evangelhos. Ele começa apresentando Jesus como sendo o verbo (Logus); Jesus é o Logus de Deus. Podemos encontrar essa mesma palavra em várias passagens, no original. “Por toda palavra (Rhema) frívola que sair da boca do homem, esse homem dará conta [dessa palavra] (Logus).” - Mt 12:36 “Céus e terra passarão, mas a minha palavra (Logus) não passará.” – Mt 24:35 Assim sendo, Logus era um conceito moral ao qual tanto o grego quanto qualquer outro ser humano tinha que se adequar para viver bem. 

João nos revela que a gente tem que se adequar ao verdadeiro Logus, que não é o grego, mas sim, o próprio Jesus Cristo.

Dessa forma, João nos apresente esse Logus, Jesus Cristo, através de vários sinais: 👉🏿Transformação da água em vinho É o primeiro milagre de Jesus.

  Significa que sair da condição da água para o vinho é como sair do legalismo para cristianismo. 

👉🏿A mulher samaritana 

 Jesus, naquela conversa, está abrindo a porta do Evangelho aos samaritanos, mostrando que a cruz veio para desfazer a inimizade.   

👉🏿A multiplicação dos pães

 Aqui vemos Jesus querendo alimentar a todos. Ele profetiza sobre a reconstrução do templo em três dias, referindo-se à Sua morte e ressurreição. O tempo todo Jesus Ele está anunciando a mensagem da cruz. Depois da ressurreição, ainda vemos Jesus fortalecendo essa ideia. Ele passa 40 dias com os seus discípulos a fim de ensiná-los. Concluímos, então, que o evangelho é aquilo que transforma o ego do homem. E sem a transformação do ego, continuaremos presos às nossas inclinações, às nossas paixões. A importância de ler o Evangelho é ser impactado pela mensagem única na história da humanidade.    

Nenhum comentário: