quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Cartas Paulinas - Parte 2


Nessa aula teremos a continuação das Cartas Paulinas, observando os aspectos das cartas missionárias, da prisão e pastorais. 
Vamos falar um pouco sobre a primeira e segunda epístolas de Coríntios. Conforme vimos na aula anterior, a carta sempre vai trazer um problema, e a argumentação de Paulo é uma solução que ele está encontrando para o problema que ele está enxergando naquela comunidade.
Sendo assim, qual é o problema que Paulo começa a identificar na igreja de Coríntios? Quando falamos em Coríntios, imediatamente nos vêm à mente aquela quantidade de textos que nos fazem pensar sobre os dons. Essas citações são maravilhosas, mas quando Paulo olha para Corinto, ele está identificando um problema que quer resolver, e esse problema tem a ver com moralidade (porneia). Pontos que Paulo está querendo conversar com essa igreja Porneia (I Cor 5:1-13) O primeiro problema da imoralidade 1Coríntios 5: 1  um problema de litígio, uma disputa. Essa mesma igreja, que é cheia de dons, também possui uma questão mal resolvida, de querer fazer o que não se deve. Aparentemente parece ser uma igreja tão espiritual, mas que, ao mesmo tempo, de uma forma tão incoerente, acaba aceitando certos tipos de relacionamento que são absolutamente imorais e indignos. 
  Essa igreja, portanto, é marcada por uma profunda divisão: 
👉🏿de um lado, extremamente cheia de dons; 👉🏿de outro lado, extremamente infantil em relação ao discernimento e à percepção quanto à ética cristã, de como que a igreja deve viver, de como devem se basear os nossos relacionamentos

Litígio (I Cor 6:1-11) 

Temos o problema da imoralidade, e no problema dessas disputas de relacionamentos que não são bem resolvidas podemos ver esse litígio acontecendo. No capítulo 6:1-11 encontramos essa confusão, porque toda vez pensamos em relacionamentos, percebemos que eles são a base do cristianismo - nossa santidade se manifesta em relacionamentos. Ou seja, nossa santidade não é algo que está parado em um altar para que alguém contemple. Nossa santidade se manifesta e se expressa na forma como lidamos com quem está ao nosso lado. Portanto, nossa santidade se revela na forma como enxergamos tudo à nossa volta. 

👉🏿Corpo (I Cor 6:12-20) 
Então Paulo continua tratando algumas questões, agora, especificamente, a questão da nossa relação com o corpo:

nós somos corpo de Cristo, mas nós também temos um corpo. Qual é a forma adequada de pensarmos nessa relação? Família (I Cor 7: 1-40) Aqui nós temos uma discussão do que Paulo está querendo conversar com essa igreja, que é a relação familiar, as relações entre homem e mulher. 
👉🏿Coisas sacrificadas - relações
 (I Cor 8:1 - 13)

O quinto ponto seriam as coisas sacrificadas: 

podemos comer coisas sacrificadas ou não? E Paulo chama a atenção, pois, mais importante do que comer ou não as coisas sacrificadas, existe um problema ainda maior, que é a relação de quem está comendo com quem não está comendo. E assim Paulo gasta mais tempo para falar do que ele vai chamar de fortes e fracos, porque tem a ver com a consciência que cada um tem de fé e a sua percepção.

E então Paulo tira a ênfase da comida e a coloca nas relações

Ele está dizendo que o mais importante é como estamos tratando nosso irmão que não come, ou como ele come. Então Paulo fala das questões sacrificadas, o que a igreja deveria fazer, e então ele se preocupa com essas relações. Essa problemática entre as coisas sacrificadas será abordada em Coríntios 8:1-13. 

👉🏿Idolatria (I Cor 10:1-33) 

Ele continua falando sobre idolatria. Aqui no Brasil, por exemplo, nós vemos muita relação de Cosme e Damião, na questão de poder ou não comer. Então a ideia que Paulo está dizendo é: imagina que um grupo de criança da sua igreja comeu porque os seus pais autorizaram, e outro grupo de criança não comeu. 
E então Paulo chama a atenção que é por causa dessas duas posturas que esses dois grupos estão se transformando em inimigos. 
O primeiro ponto que Ele quer resolver, então, é desfazer a inimizade entre os grupos, tratar da questão sacrificada, e recuperar a unidade, trazendo a compreensão de quem nós somos como corpo de Cristo. Embora tenhamos conhecimento de muitos assuntos polêmicos, sabemos que não se constrói uma unidade destruindo, ou melhor, não se constrói santidade destruindo a unidade. Esse, sim, é um caminho muito difícil.

John Stott nos fala que muitos, para manter a unidade, abrem mão da santidade; e muitos, para manter a santidade, abrem mão da unidade.

O que Paulo, então, está dizendo é que não se pode abrir mão nem de um, nem de outro. Nosso caminho é um caminho mais difícil, mais consistente, porém, que não abre mão da unidade tampouco da santidade. Historicamente nós vamos ver diversos grupos que se empenham em resolver esse problema que consiste em abrir mão de um em detrimento de outro. 

👉🏿Véu (I Cor 11:1-16) Depois temos a discussão sobre o uso ou não do véu. 
👉🏿 Ceia (I Cor 11) Aqui ele termina a última discussão falando sobre a ceia do Senhor, ainda no capítulo 11. De forma resumida, temos 👉🏿no primeiro bloco (1 e 2) Paulo falando da relação da Igreja com a sociedade, bem como o cuidado que devemos ter. 👉🏿O segundo bloco (3 e 4) ele está falando da família, 👉🏿o terceiro (5 e 6) ele fala de idolatria, 👉🏿e este último bloco (7 e 8) Paulo fala de coisas relacionadas ao culto. Assim sendo, podemos tentar sistematizar o livro de Coríntios nessa narrativa, de Paulo
tentando instruir a sua Igreja coerente em relação à sociedade em como tratamos nossa família, no cuidado para não cair no pecado da idolatria e da pureza do nosso culto, a fim de que este não seja confundido com os cultos pagãos. No livro de Coríntios, portanto, Paulo está sempre tentando pensar e reconstruir a identidade das pessoas a quem essa carta está chegando. E ela está falando primeiramente com quem? Vamos entender. A principal religião dessa cidade de Coríntios era a adoração a Afrodite a mesma deusa Astarote da Fenícia que tem essa ideia da sensualidade, da fertilidade. Dessa forma, o principal culto que existia nessa cidade era em adoração a Afrodite. Nesse contexto, iremos encontrar cerca de 1000 mulheres sacerdotisas, uma espécie de prostitutas sagradas. Essas sacerdotisas dedicadas à glória da deusa Afrodite. As mulheres que ficam responsáveis nesse serviço vão ter a obrigação de duas vezes por ano servir no templo de Afrodite. Inclusive, Paulo também demonstra essa mesma preocupação como vimos em Colossenses e Tessalonicenses. O que acontece, então, é que a marca que essas mulheres tinham que demonstrava que estavam em serviço, é a forma como elas cortavam os cabelos e raspavam a cabeça. Portanto, quando vemos essa discussão sobre como a mulher mantém o seu cabelo, percebemos que essa questão foi trazida à nossa sociedade uma maneira muito equivocada. A questão que Paulo aborda em Coríntios é que a mulher que estava de cabelo cortado o raspado era aquela que estava em serviço. Essa era a forma como eram reconhecidas as mulheres sacerdotisas que iam para o templo como prostitutas sagradas em memória à deusa Afrodite. Dessa forma, era possível olhar na rua e identificar uma mulher de cabelo curto: se fosse cortado curto ou raspado, já se sabia que ela estava em serviço. Portanto, essa era uma identificação de uma prostituta sagrada. Dessa maneira, fica claro que a preocupação de Paulo não é uma questão estética, mas que as mulheres da igreja não fossem confundidas com prostitutas.Sua preocupação, na verdade, era que essas mulheres, servas de Deus, não fosse comparadas, na rua, com mulheres que estão totalmente envolvidas com imoralidade e idolatria. Da mesma forma quando se fala para que elas fiquem em silêncio, também existe essa preocupação cultural, uma vez que eram justamente essas sacerdotisas que assumiram todo o culto. A preocupação pastoral de Paulo, então, é simplesmente de distinção:

as mulheres cristãs são diferentes das prostitutas de Afrodite

👉🏿Nota Pastoral 

Testemunhe isso e tome cuidado para que não confundam essas realidades na sua igreja. Leve isso a sério, tome cuidado com essas aparências, a fim de que isso não se torne um embaraço na vida da igreja. 

RELAÇÃO DE ATOS COM CORÍNTIOS 

Podemos ver uma relação muito forte entre Coríntios e Atos 18. Fazendo essa relação, podemos identificar em Atos esse mesmo ambiente que temos no livro de Coríntios. Para melhor entendimento, podemos relacionar algumas leituras de texto em conjunto, a fim de ajudar a identificar esses dois livros e o paralelismo que pode existir entre os dois livros. 

Assim sendo, procure fazer um paralelismo, harmonizando os seguintes textos abaixo
Compare: Atos Versículo 4 x I Coríntios 7:18. Romanos 16:23 x I Coríntios 1: 26, 27 Na primeira comparação, temos Paulo em Atenas por um período curto, mas também podemos ver uma relação entre Atos x Coríntios. Em Romanos, na segunda comparação, podemos atestar a estada de Paulo em Atenas. Paulo vai dar essa bronca na igreja, falar sobre a postura que está equivocada e vai me relembrar o conceito de santidade. 

GÁLATAS - PAULINAS 

O livro de Gálatas é uma carta destinada às igrejas da Galácia. Logo na introdução, nos versículos 1 a 3, Paulo se refere aos que “estão comigo. O que quer dizer que Paulo não estava sozinho quando escreveu isso. Esse texto, portanto, expressa o pensamento de uma liderança, não apenas de uma pessoa. Então, quando o Paulo menciona “esses que estão comigo” isso significa que o que o que ele está escrevendo é um reflexo. Depois ele continua com uma saudação judaica, falando com judeus convertidos. Logo após essa saudação, ele dá uma explicação Cristã, seguindo depois para as ações de graças. Para melhor compreensão, observe o texto a seguir: Paulo, apóstolo, não da parte dos homens, nem por intermédio de homem algum, mas sim por Jesus Cristo, e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos,e todos os irmãos que estão comigo, às igrejas da Galácia: Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai, de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual se deu a si mesmo por
nossos pecados, para nos livrar do presente século mau, segundo a vontade Deus, nosso Pai, a quem seja a glória para todo o sempre. Amém. Gálatas 1:1,5 Nesse texto, podemos identificar os seguintes elementos: Quem está escrevendo?
👉🏿Paulo e os irmãos que estão com ele.  👉🏿Saudação judaica: Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai, 
👉🏿 Explicação cristã: de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual se deu a si mesmo por nossos pecados. 
Assim sendo, qual é a crítica, qual é o problema que está acontecendo na igreja de Gálatas? A crítica que os judaizantes estão dizendo é que Paulo está transformando o Evangelho da graça, tornando o fácil demais. Segundo eles, Paulo está inventando um monte de coisa, e esses judaizantes que estão sempre tentando puxar o cristianismo para trás entendem que o cristianismo é uma nova aliança porque não estão acusando o apóstolo Paulo de ter transformado o Evangelho em alguma coisa muito fácil. Existe uma citação do pastor americano Tim Keller que fala que o cristianismo é diferente de todas as religiões do mundo. As demais religiões nos dizem para sermos “bonzinhos” para irmos para o céu. Já o cristianismo diz que, primeiramente, é preciso que o homem seja encontrado pela graça e misericórdia, para então ir ao céu. A ideia central do cristianismo é que nossa salvação é sustentada em Cristo, na graça, e que não chegamos à salvação por mérito próprio. Então, porque os judeus ainda não entenderam a pregação do apóstolo Paulo, começam a dizer que esse Evangelho está ficando muito fácil, misturado, que a mensagem judaica é mais consistente. Em outras palavras, é como se eles dissessem: nós até acreditamos em Jesus Cristo, mas esse negócio não é assim como Paulo está ensinando”. Então Paulo vem para explicar o papel da lei e para que ela serve. Ele começa a desenvolver a ideia de que a lei serve para desmascarar, revelar que eu sou um pecador, e que a lei não veio para trazer a salvação. E a ideia que Paulo vem trazer no livro de Gálatas é o conceito de aio uma espécie de babá ou tutor. Mas o aio, ou tutor, cuida do filho de uma maneira severa e rígida, até que esse filho atinja a maturidade de 18 anos, que é quando ele está apto para receber sua herança. Dessa forma, Paulo está comparando a lei a um aio, que traz o filho da Promessa com braços rígidos até que ele possa enfim alcançar a promessa. A lei nos traz a graça, evidencia nossos pecados, desmascara as nossas pretensões. E então, uma vez perdidos, tomados pela consciência da nossa limitação, só nos resta nos render e suplicar pela misericórdia. E então, nesse momento, rendidos e quebrantados, é que o cristianismo começa a crescer dentro de nós. Quando vemos o livro de Gálatas, percebemos os contornos da liberdade cristã, porque não somos regidos pela lei, embora nós a respeitamos. A lei evidencia o que fizemos e o que somos, porém, somos regidos pela graça, pelo Evangelho e pelo Espírito Santo. Alguns chegam a dizer que o livro de Gálatas é a Carta Magna da liberdade cristã. Se quisermos pensar em liberdade, o livro de Gálatas seguramente é o livro que vai nos ajudar a entender esse conceito. A região da Galácia é onde hoje se encontra a Turquia. Boa parte desses lugares que hoje vive grandes conflitos, como Síria e Turquia, já foi palco de eventos tremendamente importantes na história do Cristianismo. A Turquia, por exemplo, foi palco de uma das igrejas mais importantes da nossa história.
Muitos vão achar que esse texto foi escrito antes do capítulo 15 de Atos, pois é no capítulo 15 que temos o concílio, a disputa entre judeus e gentios, levantando questões do tipo: Tem que batizar para ser crente? Tem que batizar e circuncidar? Qual a relação entre Judaísmo e cristianismo? não estava muito claro na cabeça de gentios e judeus qual era o papel do judaísmo no cristianismo. Então o Concílio vem para reafirmar, mais uma vez, que salvação é obra de graça. E que não podemos forçar o gentil a entrar nessa nova fé mediante a observância da lei. Ou seja, não é observando a lei que ele irá se fazer uma nova criatura. Então muitos acreditam então que o capítulo 15 de Atos, que é onde acontece esse discurso, isso seja um tema anterior. Esse é um dos motivos pelos quais essa reunião tem que acontecer: para resolver problemas em Gálatas, que também foram resolvidos no capítulo 15 de Atos. Basicamente temos a ideia de Evangelho verso legalismo; Graça versos lei. E esse é o ponto central do livro de Gálatas. Vamos traçar mais um paralelo com o livro de Atos para que possamos perceber as relações. Compare: 👉🏿Atos 9:2630 x Gálatas 1:18 👉🏿Atos 11:29-30 x Gálatas 2:1-2:4 -10 Ao traçar esses paralelos, podemos contrastar que é o mesmo ambiente. No segundo paralelo podemos ver essa disputa dos judaizantes que estão sempre puxando para um lado e os gregos que estão ficando confusos. É esse cabo de guerra entre judaísmo porque o judaísmo vai tentando puxar esse novo cristianismo em direção à lei. E lenta ou gradativamente o cristianismo vai se emancipando, criando Independência em relação ao judaísmo.

Percebemos que eles estão andando lado a lado, existe uma tendência de fusão. Os judeus querem fazer uma fusão, e então temos Atos 15 e Gálatas, cuja proposta cristã não é fusão. Ou seja, entendese a origem do cristianismo, mas o cristianismo ganha liberdade para seguir sua própria essência. Então vemos tratados sobre a liberdade cristã, nossa autonomia como fé, como um sistema dos nossos princípios, e o cristianismo se emancipando em relação a todas as demais possibilidades de religião.

CARTAS DA PRISÃO 

Temos as cartas da prisão, que são escritas a Colossenses, Filemom, Filipenses e Efésios. Para melhor compreensão do contexto histórico, vejamos a carta aos Colossenses. 

👉🏿Colossenses 

Em Colossos nós vamos ver o culto à deusa Cibele. É um culto cuja característica é o êxtase, que agrega a filosofia Pagã, com judaísmo, mais cristianismo, enfim, tudo o que era novidade, cabia nesse culto. Era como uma espécie de caldeirão de várias tendências, onde cabia um pouquinho de cada coisa, cada ideia, mesmo o intelectualismo, tudo se encaixava dentro desse culto. Paulo está dizendo que esse caldeirão de influências, que tem de tudo para todos os gostos, não é igual ao culto a Cristo. E mais um a vez nós o vemos preocupado em fazer a distinção entre o culto a Cibele e o culto a Cristo.

Esse é o pano de fundo de Colossenses, e é uma carta escrita da prisão, onde Paulo, mesmo preso, está preocupado com o andamento da igreja. Sua prisão não faz com que ele perca o foco da igreja, mas ele continua interessado em cuidar. Percebemos então que, mesmo preso, Paulo ainda é pastor dessas igrejas, e ele ainda se preocupa com a realidade das mesmas. Ao longo dessas cartas da prisão podemos observar um tema recorrente que é uma discussão cristológica: Qual o papel de Cristo e qual é a Sua função na igreja? Por conta disso, essas cartas que partem da prisão apresentam a Cristo como cabeça do cosmos, como cabeça da igreja e como cabeça do homem. Isso é muito claro em todas as cartas da prisão. Além disso, também temos a ideia musical. Um bom exemplo disso é o episódio de Paulo e Silas na prisão em uma atitude de louvar e engrandecer a Jesus Cristo e a Deus, apesar das dificuldades. Dessa forma, nas cartas da prisão nós podemos ver esse mesmo movimento de adoração. Podemos encontrar verdadeiros hinos cristológicos, verdadeiras canções, que são canções que você canta, com melodias certamente baseadas nesses textos. Seguramente os mais conhecidos desses hinos cristológicos nós vemos no livro de Filipenses 2:6-11: a narrativa de Paulo (canção) de que Jesus se esvazia e abre mão da Sua glória, assumindo forma de homem, obedecendo até a morte de Cruz. Podemos ver isso em diversas canções, com a estrutura de um hino, de  um louvor. Da mesma forma também temos esse hino cristológico em Colossenses 1:15-20. Portanto, mesmo sendo cartas da prisão, o louvor é uma questão muito significativa. Temos ainda a tensão entre alegria da expansão do Evangelho e a tristeza de um sofrimento pessoal. Todas as cartas da prisão vão transmitir essa mesma ideia: a felicidade de Paulo por perceber que o Evangelho está florescendo, mas ao mesmo tempo, de estar passando por circunstâncias difíceis estando preso, vivendo limitações que é, inclusive, quando ele chega a falar sobre as marcas que ele carrega. Efésios Embora existam teorias de que essas cartas tenham sido escritas em roma ), em Cesaréia ou em Jerusalém, a maior probabilidade é que elas tenham sido escritas em Éfeso. 

👉🏿Filipenses 

Temos no livro de Filipenses mais uma carta da prisão. Talvez uma das mais conhecidas, onde que ele repete várias vezes a expressão: regozijaivos. A ideia da alegria é interessante, porque ele está encontrando alegria atrás das grades às vezes queremos encontrar alegria nos lugares que não são exatamente onde a palavra de Deus nos demonstra. Podemos ver então que Paulo pôde encontrar alegria depois de surras, de prisões, de apedrejamento. E agora, mesmo atrás das grades, apesar da dificuldade, do cansaço e de algumas angústias, ele encontra a felicidade. O livro de Filipenses traz uma descoberta da felicidade: posso todas as coisas naquele que me fortalece. Podemos identificar essa frase como um sorriso de um preso, não a presunção de um falastrão, mas de alguém que passou por todos os tipos de circunstâncias e que, mesmo na prisão, consegue se alegrar no Deus da sua salvação.
Filipenses é uma cidade importante, havia várias minas de ouro e prata, era uma cidade estrategicamente importante para questões militares, um ponto comercial importante. Então nós vamos ver um paralelismo entre a carta aos Filipenses e o Capítulo 16 de Atos Compare: 
👉🏿Filipenses x Atos 16 Como já vimos, a igreja de Filipenses começa com Paulo e Timóteo orando, depois encontram Lídia, uma senhora comerciante. Depois encontram uma serva que está possuída por espírito de adivinhação, e depois têm um encontro com um carcereiro romano. Então, dessas três famílias nasce uma igreja com um perfil simples:

👉🏿 uma senhora, 

👉🏿uma escrava

👉🏿  e um carcereiro romano.

 Essa é a identidade da igreja de Filipenses, uma igreja que precisa ser ministrada por uma alegria, sendo impactadas pela profunda obra que o Espírito Santo, que irá trazer uma felicidade sobrenatural incomparável na vida do apóstolo Paulo. Podemos ver humildade e gratidão, e então vemos que lágrimas podem andar juntas, de mãos dadas com alegria; lágrimas não são empecilhos para alegria ou felicidade cristã. E então nós vemos o desenvolvimento desse tema de alegria e unidade que não são destruídas por nenhum elemento humano. Retomando, o objetivo de Paulo em Colossenses é combater as heresias. Porque na cabeça de Colossenses eles pensam num Cristo ou um fantasma que não tinha corpo ou numa outra versão de um Cristo que só realmente habitou depois do batismo. Essas são duas heresias sobre quem é Cristo. Portanto, podemos dizer que essas cartas da prisão reforçam a identidade de Jesus, para que a igreja não caia nesses mitos e nessas falsas doutrinas sobre a pessoa de Jesus Cristo. 

CARTAS PASTORAIS

Depois então temos as cartas pastorais:👉🏿 I e II Timóteo👉🏿  e Tito. Nas cartas a Timóteo, Paulo tem essa preocupação mais pessoal, a ênfase eclesiológica de cuidar, e de como Timóteo vai estabelecer uma nova liderança. Paulo exorta Timóteo a cuidar mais de si mesmo. A grande questão de Timóteo é que todo esse sofrimento que o seu discipulador que Paulo sofre, isso funciona como um grande dilema, como um desafio para o próprio Timóteo, uma vez que a pessoa que o está ensinando está passando por diversas dificuldades. Então Paulo vai desenvolver logo no início do livro de Timóteo, que o plano da Redenção, a obra Redentora era propósito para trazer consolação nos corações. Paulo se sentia privilegiado por ser alguém que pregava o Evangelho. E ele então estimula a Timóteo a sofrer com ele como soldado de Jesus, para que esses sofrimentos e essas dificuldades não começassem a toma resmorece o coração de Timóteo, a fim de esmorece - lo e causar fraqueza na fé. Ao contrário, a intenção de Paulo era que Timóteo pudesse se sentir fortalecido, uma vez que seu sofrimento não é vão. A preocupação de Paulo com Timóteo, portanto, é que ele entenda o que existe por trás de toda a luta que está sendo travada em nome do Evangelho. A mesma relação de encorajamento nós podemos ver em Tito, quando Paulo está colocando as coisas em seu lugar a fim de que a igreja possa crescer de uma forma equilibrada, conhecendo os verdadeiros ensinamentos do Senhor. Encerramos aqui as cartas Paulinas 👉🏿as cartas missionárias, 👉🏿as cartas da prisão 👉🏿e as cartas pastorais. 

  Espero que elas possam te inspirar mais uma vez a se dedicar a esse Evangelho maravilhosos de Jesus Cristo.


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