terça-feira, 26 de novembro de 2019

cartas gerais - Parte - 3


I João 

 “Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade. [...] Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. [...] Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.” (I Jo 1: 6, 8, 10) Se falarmos algo, precisamos ser coerentes. Os falsos mestres estavam dizendo, mas não viviam de forma coerente com o que diziam. 

 Os falsos mestres estavam falando:

(1)Temos comunhão,

(2) Não temos pecado nenhum na nossa natureza, 

(3) Não pecamos. 

 Começando do terceiro argumento: dizer que não pecamos é não conseguir se enxergar no dia a dia, é não perceber o quanto erramos por palavras, sentimentos, omissão e ações, dizer que não peca é estar mergulhado numa terrível cegueira. Essas duas afirmações, “não pecamos” e “não temos pecado na nossa natureza”, João trata de uma forma bastante grave e dura. Afirmações desses tipos nos tornam um tipo de pessoa que chama Jesus de mentiroso ou invalidamos a eficácia e a utilidade da cruz, é muito importante tomar cuidado com o que falamos com o que ensinamos em nome de uma santidade superficial, estamos deteriorando a mensagem do evangelho. 

Ainda rebatendo os falsos ensinos, João ensina as ferramentas que temos para saber se conhecemos a Deus:

(1)Guardar seus mandamentos: “Os que guardam” Esses que guardam são os que amam: “Os que amam” Os que guardam têm amor aperfeiçoado: “Os que são aperfeiçoados” Em outras palavras, a pessoa que tem comunhão é alguém que guarda os mandamentos, é aquele que a palavra está escrita em seu coração como profetizou Jeremias, guarda no sentido de viver baseado e guiado pela palavra ou como nos ensina Salmos 119, “guardei a tua palavra no meu coração pra eu não pecar contra ti” ou ainda usando as palavras de Jesus, “aquele que ouve essas palavras e não pratica é semelhante a quem constrói a sua casa sobre a areia, mas quem ouve essas palavras se as pratica é como constrói sua casa sobre a rocha”. Guardar a palavra, é estar firmado sobre a rocha, é estar preparado para resistir à tempestade, é sobre ter a identidade certa, é sobre fazer parte de uma nova aliança. 
Conhecemos Nosso pastor, conhecemos sua voz, conseguimos segui-lo e vivermos guiados por ele. a sua voz é uma bússola. 
A prova de conhecer a Deus então é ser alguém que guarda o Logus (Palavra),

alguém que se aperfeiçoa em amor:

“Como conhecer se não guarda a palavra? Como guardar o que não conhecemos?” 

 Os falsos mestres diziam que conheciam a Deus. A conclusão é que o que os falsos mestres ensinavam era mentira: Não guardavam palavra, não tinham testemunho vivo de amor cristão, diziam que andavam na luz, “Mas quem odeia seu irmão e diz estar na luz, não saiu das trevas”. Pois Deus nos tira do inferno e depois tira o inferno da gente, onde conseguimos a aprender a amar o meu próximo. Amando meu irmão, permaneço na luz e isto é um desafio, por isso às vezes a luz se afasta de nós. João ainda traz uma advertência grave, que os anticristos (plural) saíram e ainda vão sair do nosso meio. (Ver I Jo 2: 18-19) De qual meio João está falando? Da Igreja, tal qual a parábola do joio e do trigo. Surgem, misturando as heresias no meio do povo de Deus. Falsos ensinos descritos por João, comparando o Evangelho com as Epístolas de João. Mediante as comparações, podemos ver que esse embate contra os falsos mestres e falsos ensinos já é descrito desde o Evangelho de João. Diferenciar o verdadeiro do falso, basta saber que o nosso Cristo, que morreu em carne, é dilacerado, pois não existe remissão dos pecados sem este sacrifício. Os falsos profetas, enfraquecem Cristo, deturpando a realidade, diminuindo a pessoa e existência de Jesus Cristo.

A prova de filiação, a prova de que somos filhos:

(1) (2:29-5:12)  Filhos têm características do pai (2:29),

(2) Ser como Jesus, 

(3) Não continua no pecado( 3:4-10), 

(4)Amar os irmãos morrer por eles (3:11-24), 

(5)Crer que Jesus Cristo é o filho de Deus.   

II João Foca em: 

(1)Cumprir o mandamento dado,

(2)Conservar a fé, 

(3)Não receber mestres falsos. 

III João Foca em:

(1)Oração por saúde, 

(2) Alegria e fidelidade, 

(3)Gratidão por ajuda Missionária, 

(4) O caso negativo: 

A) Diotrefes,

(5) O caso positivo:

B) Demétrio. 

Nenhum comentário: